Sandra Sibelle Figueiredo, nossa entrevistada, é médica e professora do curso de Medicina da UFPB.
Desde os tempos da Antiguidade Clássica, o homem busca meios de curar os seus males. Todos os povos antigos, de um modo geral, buscavam aliviar suas dores com métodos que iam de massagens à intervenções cortantes. Hipócrates é considerado pai da Medicina por ter feito registros importantes nessa área, embora esses registros muitas vezes tenham sido anteriores a ele e sejam adaptados de civilizações anteriores, como a dos egípcios. O blog Luana Ensina entrevistou a Dra. Sandra Sibelle Figueiredo, médica paraibana que exerce brilhantemente sua função tanto em consultórios, quanto na formação de novos médicos. Nesse breve bate-papo, ela esclarece muitas coisas a respeito de sua profissão.
Luana Ensina - O que a levou a escolher a Medicina como carreira? Foi assim que você começou a trilhar sua vida profissional? Você se sente feliz com tal escolha?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Escolhi ser médica desde pequena. Já brincava com isso desde criança e sempre gostei de ajudar o próximo. Medicina é uma vocação na minha vida e sou muito feliz, graças a Deus!!!
Luana Ensina - Em que faculdade você estudou? Fale um pouco da rotina de estudos de um estudante de Medicina.
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Estudei na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e completei meus estudos na Santa Casa do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Ceara (UFCE). O estudante de Medicina e o médico têm de estar sempre estudando e se atualizando, ou seja, o curso de Medicina exige que se goste de estudar.
Luana Ensina - Todos sabemos que pra estudar Medicina é necessário bastante dedicação. Que tipo de conhecimento tem que ter um futuro médico?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - O médico não pode ficar longe das inúmeras novidades, pesquisas e novos medicamentos que surgem a cada dia. Também temos que participar de cursos, congressos, assinar revistas científicas, etc. Para mim, estudar é sempre um enorme prazer.
Luana Ensina - Como é o relacionamento com os colegas durante e depois da faculdade?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Fazemos grandes amigos durante o curso, mas, muitas vezes, acabamos nos afastando uns dos outros após de formados. Casamento, estudar fora, especialidades diferentes, morar em cidades diferentes. Tudo isso acaba nos afastando.
Luana Ensina - Quanto tempo é necessário estudar para tornar-se médico?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Além dos seis anos de curso, temos entre dois a quatro anos, em média, para investirmos em uma especialidade, totalizando dez anos, ou seja, muito tempo. Porém, tempo necessário para tentarmos dominar uma área específica. Sempre lembrando que nunca paramos de estudar.
Luana Ensina - Todo médico é clínico geral, mas pode se especializar em diversas áreas. Você se especializou em quê?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Escolhi fazer Hematologia e Hemoterapia - estudo das doenças do sangue - a exemplo das anemias e coagulopatias, etc.
Luana Ensina - Como é o seu cotidiano profissional? Quanto tempo em média trabalha um médico?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Exerço a Medicina nas áreas que já citei anteriormente. Sou responsável pelo ambulatório de transfusão sanguínea do Hemocentro da minha cidade - João Pessoa. Amo o que faço. Trabalho em média 08 horas por dia no hospital e também sou professora de hematologia, outra profissão que amo.
Luana Ensina - Em geral, como é a relação entre médico e paciente?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - O médico deve ter uma excelente relação com seus pacientes, sempre procurando fazer o melhor por ele e o tratando com respeito e humanidade! O ideal é sempre se colocar no lugar do outro e tratar seu paciente como você gostaria de ser tratado na situação inversa.
Luana Ensina - Que conselhos você daria a um jovem que buscasse seguir sua profissão?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - Meu conselho para os jovens é fazer aquilo que lhe dá prazer. Caso não goste do curso, há sempre tempo pra mudar, mas nunca faça Medicina apenas com o objetivo de ganhar dinheiro. Seja um médico de homens e almas!!!
Luana Ensina - Todos falam que há uma crise da saúde do Brasil. O que você poderia dizer a esse respeito?
Dra. Sandra Sibelle Figueiredo - O Brasil tem um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, o grande problema é a corrupção! O dinheiro da saúde é mal gerido e não chega a quem precisa. Aí vemos todo esse caos, com hospitais em números insuficientes e abarrotados de gente, exames aguardando um ano ou mais para serem realizados, profissionais com jornadas de trabalho desumanas e totalmente mal remuneradas. Com filas quilométricas pra tudo. Isso é uma pena. Acho que escolhemos nossos governantes muito mal, mas há sempre tempo pra mudar. Portanto, façamos de nosso voto um instrumento de mudança e de cobrança, não sejamos omissos. Ficarmos alertas e denunciarmos o que vermos de errado. Esse é o papel de toda a sociedade!!!