quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

História Antiga: o que aconteceu depois da escrita?

O marco para o surgimento da História, como foi abordado na postagem Pré-História: o início de tudoé a invenção da escrita, o que se deu em torno de 4000 a 3500 a.C. Esse período é chamado pelos historiadores de História Antiga ou Idade Antiga e se estende até a queda do Império Romano do Ocidente (476 a.C. aproximadamente).
Essa é uma periodização, que evidentemente se refere a Europa e ao Oriente Próximo, que consistia no mundo que se conhecia. Uma etapa da História muito importante, pois nela se desenvolveram as primeiras civilizações humanas de que se tem notícia. 
Na tabela abaixo, é possível perceber como essas civilizações, cada uma a seu modo, contribuíram para o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. Elaborando pouco a pouco as condições necessárias para que outras civilizações também pudessem . Vejamos:




Contudo, as duas grandes civilizações que mais se destacaram na Antiguidade, foram Grécia e Roma. Isso se deu, porque o legado dessas duas civilizações, de tão importante, chegou aos nossos dias. Gregos e romanos estão presentes até hoje no pensamento e na cultura ocidental como um todo. Deixaram suas marcas em diversas áreas (arte, história, filosofia, política, etc.). Povoam todo o nosso imaginário. Para entender a razão disso, é necessário entender a história dessas duas grandes civilizações:

Grécia:



Civilização que se desenvolveu entre 1.100 e 146 a.C. isso, evidentemente, para dizer do período mais marcante da cultura grega. Considerada o berço da nossa civilização. Esse povo tem origem na civilização miscênica, da qual se tem noticia desde a Pré-história. Inicialmente, os gregos eram chamados de helenos e seu país, de Hélade, quem os nomeou como gregos, foram os romanos. A Grécia Antiga abrigava diversos povos indo-europeus (aqueus, eólios e jônios), que 
 A cultura grega, desenvolveu-se grandemente, sobretudo, nas cidades, chamada por eles de pólis. Assim como outras civilizações antigas, possuía cidades-Estado. Na Grécia desenvolveu-se grandemente a política e a filosofia. Democracia, por exemplo, é um conceito que surgiu na Grécia Antiga para designar o governo do povo. Cidadania, também é outra coisa que surgiu lá. A vida pública era algo muito importante para os gregos.

Roma:




Fundada no século VIII a.C., às margens do Mar Mediterrâneo, foi uma das civilizações mais importantes da Antiguidade. Os romanos fundaram um império tão importante que atravessou os séculos e vários períodos da história. Deram contribuição em muitas áreas do conhecimento humano, conhecimento esse que chegou aos nossos dias. Em Roma, politicamente, pode-se citar a monarquia, a república e o império, este último, ajudou na expansão territorial e na difusão da cultura romana, que em seu tempo chegou a praticamente todos os lugares conhecidos da terra. 
Os romanos são responsáveis pela propagação das línguas latinas (como o português e o espanhol, por exemplo), assim como o direito (leis), a administração pública e a própria hierarquia da Igreja Católica, que tem atravessado os séculos.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pré-história: o início de tudo

Se pararmos pra pensar na história do mundo, facilmente perceberemos que ela nos remete a muito tempo atras. Tempos remotos onde o homem ainda não possuía suas características atuais. Ao contrario, estava em pleno processo de evolução. Esse período refere-se a aproximadamente 3.500 a.C., ou seja, mais de 5000 anos atrás, se pensarmos nas primeiras civilizações. Esse período, é chamado pelos historiadores e demais estudiosos (arqueólogos, paleontólogos e antropólogos), de pré-história. Em outras palavras, é o período que antecede a história propriamente dita. Não porque não tenha havido história, e sim, porque não se tinha registros dela, já que o homem até esse momento vivia como nômade, sem paradeiro e em prol apenas de sua sobrevivência. Nos tempos mais remotos da humanidade, o homem não tinha casa ou comida, era preciso abrigar-se em cavernas (por isso, homem das cavernas)e caçar a alimentação. A pré-história teve alguns estágios importantes, que demonstram a evolução do homem ao longo do tempo e nem todos os homens passaram necessariamente por eles. Por outro lado, mesmo nos nossos dias, há pessoas que os vivenciam. Vejamos a divisão dos principais períodos da Pré-história:

Paleolítico - Idade da Pedra Lascada:


Período que teve inicio por volta de 2,5 milhões a 10.000 a.C.. Nele, o homem vivia no nomadismo, sendo caçador e coletor de alimentos e utilizava as pedras como matéria-prima para os seus primeiros artefatos (ou instrumentos), além do uso de ossos e madeira com essa finalidade. Foi no paleolítico que o homem descobriu a agricultura, o que o libertou aos poucos da caça e da coleta. Possibilitando pouco a pouco a sua sedentarização, fixando-o nos lugares. 

Neolítico - Idade da Pedra Polida:


Período de 10.000 a.C. a 3.000 a.C. quando a agricultura ganhou de fato seu espaço e o homem passou a morar fixamente num local, passando inclusive a criar animais e desenvolver comércio, cuja economia se fazia na base de trocas, sobretudo, de sementes. Nesse momento, há a divisão sexual das tarefas. Aos homens, cabia promover a segurança, caçar e pescar (prover o lar), as mulheres, cabia plantar, colher e cuidar dos filhos.