quarta-feira, 2 de novembro de 2022

A História e os super-heróis | CMD 2021

 


Esse relato de experiência ocorreu em 2014 e possibilitou uma troca pedagógica das mais ricas, porque além do conteúdo aprendido, a vivencia foi muito significativa para todos os envolvidos e permaneceu na memória de todos os envolvidos, tendo uma repercussão muito positiva que ecoou por muito tempo após a finalização do projeto. Esse compartilhamento visa não apenas expor uma boa prática, como também apontar caminhos aos colegas docentes que por vezes pensam sobre maneiras de despertar as suas turmas para o conhecimento histórico utilizando elementos do cotidiano de seus estudantes. 

A temática dos super-heróis, que hoje é reverenciada pela cultura nerd aponta um bom caminho para criar esse envolvimento, porque permite traçar paralelos entre personagens de ficção e acontecimentos históricos que remontam a diversos períodos, além de possibilitar uma compreensão mais aprofundada das mitologias e permitir um debate de alto nível.  Esse tema pode ser explorado pelo docente de diversas formas a depender do público-alvo (qual a etapa ou modalidade do ensino).

Trabalhar com um tema como esse exige uma preparação minuciosa que deve levar em conta diversos elementos da ficção, dos acontecimentos históricos e cruzar essas informações. Portanto, o primeiro passo é mergulhar nesse universo para desenhar quais serão as abordagens adequadas para relacionar as informações ao que se pretende construir.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Relato de experiência: "Jogos de história e quiz em sala de aula" apresentado no IV SEPEP





Relato de vivências pedagógicas numa escola da periferia de São Paulo em momentos distintos que demonstram que a utilização de jogos em sala de aula, tanto no modo analógico, quanto no digital, conduzem a uma aprendizagem bastante significativa. Essa reflexão tem por finalidade demonstrar que a metodologia ativa pode ser uma ferramenta que conduz a uma produção de conhecimento mais aprofundado desde que utilizada com bastante planejamento e pautada num objetivo claro por parte de quem o executa. O professor da Educacao Básica deve utilizar tais recursos como estratégia de ensino de acordo com as potencialidades do seu público-alvo com a finalidade de promover uma discussão ou fixação de temas que sejam pertinentes ao currículo.