quinta-feira, 15 de julho de 2010

O analfabeto político - uma ampla reflexão:


Na nossa sociedade, muito se discute a respeito da política. No entanto, existem pessoas que se dizem neutras e que preferem não manifestar-se a respeito das questões políticas, como se não tivessem responsabilidade de cidadãos e como se suas escolhas não interferissem na vida de todos.

A esse respeito, o dramaturgo alemão, Bertold Brecht, que viveu no século XX, escreveu um poema que é difundido até os dias de hoje. Nele, é exposto as consequências da recusa em participar da política.

Com base nesse poema, impresso no livro de História utilizado nas aulas pelos alunos do Ensino Médio, as turmas de 3º ano puderam ler e refletir em grupo a cerca do analfabetismo político. Vejamos o poema:


O Analfabeto Político
Bertolt Brecht


O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


Fonte: http://www.consciencia.net/2004/mes/01/brecht-analfabeto.html

Agora, vejamos o que concluíram os grupos:

"As pessoas que se mantém longe da política, não dando seu voto, contribuem para eleger aqueles políticos ladrões, que não fazem nada pelo povo, que só aumentam os juros, o preço da passagem de onibus, desse jeito, somos obrigados a trabalhar mais para pagar contas, assim somos só sobreviventes, não temos uma vida digna por causa dessas pessoas."
(Diana, Rosana e Valéria - 3ºA)

"(...) é parecido com o ensino público, você não precisa saber de nada, é só status e estatísticas."
(Ágatha, Alessandro, Bruno Barbosa, Rodolfo, Cléber e Tauane - 3ºA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário