sexta-feira, 7 de março de 2014

Mitos: as primeiras explicações da realidade.

Quando não havia a ciência, o homem tinha a sua maneira de explicar a realidade. Essa maneira, consistia em explicar a existência das coisas, sentimentos ou fenômenos da natureza, tudo isso era feito através dos mitos, que são narrativas repletas de simbologias presentes na vida de um povo. Os mitos são repletos de personagens que remetem à crença do povo, normalmente, trazem em si a representação da fé e seus demais valores.
Embora a palavra tenha origem grega e haja efetivamente mitos gregos, que são os mais conhecidos juntamente com os romanos, a mitologia (estudo dos mitos), estuda explicações míticas presentes em culturas distintas. Assim, essas civilizações procuravam explicar (e entender) a origem de todas as coisas que envolviam o seu cotidiano.
Observando as comunidades antigas, é possível perceber que eles possuíam uma relação muito próxima com a crença do povo. Contudo, estudando a história de povos mais recentes (como o brasileiro, por exemplo), fica fácil constatar que pode-se atribuir mito a folclore.
Os mitos eram ensinados para as crianças e assim, compunham o conhecimento desse povo. Vale frisar, que essa nomenclatura se deu posterior ao tempo em que essas historia e narrativas eram transmitidas. Sendo assim, no período, elas eram a religião e a cultura do povo, simplesmente.
Abaixo, consta uma tabela na qual estão as principais mitologias:



Nenhum comentário:

Postar um comentário