terça-feira, 29 de abril de 2014

Nossos negros e sua origem:

A maior parte da população brasileira é negra. Essa informação que nos é dada pelo IBGE remonta ao século XVII, quando teve inicio um processo de escravidão, cuja finalidade era ter mão-de-obra sem grandes custeios, para desenvolver as lavouras de cana-de-açúcar e assim enriquecer grandemente a metrópole. Os negros do país são vítimas da violência de outros negros que os entregavam ao homem branco para ser escravizados.
Ao serem capturados e presos, eles eram obrigados a embarcar em navios (negreiros) e faziam a travessia do Oceano Atlântico em condições desumanas. Muitos sequer sobreviviam à viagem. Aqui chegando, eram vendidos como mercadorias. Muitas famílias eram separadas. Eram tratados como bens de família.  Muitos não os viam como gente, mas os obrigaram e se tornar cristãos.


Navio negreiro.

Os que sobreviviam, ajudaram a formar a sociedade brasileira. Por séculos, cederam seu trabalho ao país e mesmo marginalizados, estiveram e estão incorporados a sociedade brasileira. No Brasil, os negros além de escravos foram duramente castigados em sua recusa ao trabalho. Foi preciso muita luta por liberdade e igualdade de direitos.
Embora a historiografia elitista tenha tentado diminuir sua importância,  hoje ela é uma realidade que não se nega. O negro tem a cada década se destacado e se tornou protagonista da sociedade. Evidentemente, é preciso que se avance ainda mais, pois ainda há racismo e preconceito (lamentavelmente) mas não se pode mais negar sua existência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário