segunda-feira, 19 de maio de 2014

Brasão das famílias - para consultar e aprender sobre as nossas origens:

Brasões são símbolos que mostram em si o significado de famílias‚ instituições‚ cidades‚ etc. Existem desde a Idade Medieval‚ quando os cavaleiros iam e voltavam das batalhas com esses símbolos pra demonstrar sua vitoriapor isso‚ seu formato geralmente é um escudo para nos remeter a ideia de defesa das guerras. Alunos das sétimas séries pesquisaram e desenharam os brasões de suas famílias (sobrenomes). Vejamos os significados que eles descobriram:

ALVES:


Sobrenome de origem portuguesa. Abreviação de Alvares. Alvares por sua vez significa aquele que está atento. 

ANDRADE:






Andrade é um sobrenome do qual se tem noticia desde o século XIV. Sua origem é galega. Também chamado de Andrada cujo apelido é Freire. Essa família se fixou em Portugal e tem grande importância na construção e na História do Brasil.

BEZERRA:


Nome de origem italiana que significa: onde se guardam os bezerros. Aquele que guarda os bezerros.

CARVALHO:


O sobrenome tem origem latina e se refere a uma árvore de mesmo nome. Sua casca é usada para a confecção de barris onde se apuram os melhores vinhos do mundo. 

CHAGAS:


Sobrenome de origem portuguesa. Seu significado literal: as chagas de Cristo. 

CORREIA:


Na versão espanhola do sobrenome deve referir-se provavelmente aos vendedores de correias e afins. Na versão portuguesa está atrelada a resistência a invasão moura em Portugal. 

CRUZ:


A versão portuguesa do sobrenome refere-se a Cruz de Cristo - o símbolo máximo do cristianismo.

FERREIRA:







Sobrenome de origem portuguesa - datado do século XI - refere-se a uma região rica em ferro e aos profissionais que exercem a função de trabalhar com esse material.

FRANÇA:


Sua origem é germânica. Provem dos invasores do Império Romano. Eles fundaram o reino onde hoje está o território francês. 

LIMA:




Lima é uma palavra que provém do latim e significa limite. Refere-se as fronteiras entre Portugal e os demais países da Europa. Esse nome é conhecido desde os tempos do Império Romano. 


LOPES:



Lopes é um sobrenome de origem ibérica e significa filho do lobo. É um sobrenome tradicional na Espanha e em Portugal. Hoje está presente em toda a América Latina.


MARINHO: 




Sobrenome de origem latina que remete ao mar. Há registro desse sobrenome desde o século XIII aproximadamente. 


MAURÍCIO: 




Seu significado enquanto sobrenome remete a aquele que veio da Mauritânia. Mouro. 


NUNES:




Nunes é um sobrenome de origem ibérica conhecido desde a Idade Média e significa filho de Nuno. O mais provável é que nuno venha do hebraico e seja sinônimo de peixe. 


OLIVEIRA: 



Esse sobrenome nos remete ao fruto da oliveira. Arvore citada até mesmo na bíblia.


RODRIGUES:




Sobrenome de origem portuguesa que significa filho de Rodrigo. O significado de Rodrigo é famoso pela glória.


SANTANA:




 Sobrenome de origem religiosa em referencia a Santa Ana avó de Jesus Cristo e mãe de Nossa Senhora. Muito comum nos países ibéricos.


SANTOS:




Asim como outros sobrenomes religiosos; Santos é a abreviação de Santos - dia de todos os santos. Uma data muito importante para a Igreja Católica comemorada em 1º de novembro. 

SILVA:





Um dos sobrenomes mais populares do Brasil. É relativo a selva ou bosque e tem citações desde a Idade Média.

SOUZA: 


Não se sabe ao certo sua origem. O mais provável é que venha do latim Saucia que significa pedra. Nome muito comum em Portugal. 

TEIXEIRA:




A origem desse nome também é galega e remete aos tempos mais remotos da península ibérica. Teixeira vem de teixo uma árvore da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário