domingo, 12 de julho de 2015

Museu Imperial: para entender o cotidiano da família real brasileira


Antiga residência da família real brasileira em Petrópolis - RJ

Como seria se pudéssemos voltar ao cotidiano do século XIX? Mais ainda, como seria mergulhar no cotidiano politico brasileiro? Em Petrópolis, cidade imperial da região serrana do estado do Rio de Janeiro, isso é possível. Na cidade fluminense está o Museu Imperial, instalado na residencia real da cidade.
O museu foi instalado na casa de veraneio de D. Pedro II e família, que subia a serra para fugir do intenso calor do verão carioca. Nos três meses da estação, ele e sua corte se transferiam para a cidade feita em sua homenagem, de clima ameno e natureza exuberante.
Na antiga residência, há um grande pedaço da história brasileira, onde pode-se ver os quadros originais que ilustram muitos livros didáticos de história. Desde 1940, quando foi inaugurado o museu, o visitante pode ter uma ideia do cotidiano da família real brasileira, ao poder visitar os recintos que compunham sua morada.
De pantufas, o visitante tem acesso ao museu que é bem conservado do piso ao teto. Assim, pode conferir de perto o mobiliário, as vestes imperiais de D. Pedro II, as coroas dos dois monarcas brasileiros, a pena de ouro usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, relíquias, quadros e até mesmo fotografias dos Orleans e Bragança, e também pode ver instrumentos usados para castigar os escravos no século XIX e assim se confrontar com o momento mais desagradável da nossa história.
Uma viagem no tempo capaz de conduzir ao imaginário de tempos distantes onde o Brasil tinha um sistema de governo completamente distinto do atual e uma sociedade cujos valores em nada se parecem com os nossos, mas que são fundamentais para entender a nossa atualidade.

Para saber mais:
  • É possível visitar virtualmente o museu em: http://www.museuimperial.gov.br/
  • No Museu há obras que mostram o Rio de Janeiro no século XIX e a região serrana do estado do Rio de Janeiro.
  • Há quadros que mostram a Independência e que dão grande destaque a D. Pedro I, pai de D. Pedro II além é claro de mostrar as várias fases do monarca e momentos de intimidade da sua família.
  • Estudantes e professores pagam meia entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário