quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Para gostar de ler - Casa de Pensão:


Aluísio de Azevedo escreveu no século XIX uma trama envolvente e surpreendente que poderia ser de um filme ou uma série de TV do século XXI.

Essa é certamente uma das mais surpreendentes obras literárias do nosso país. O autor, Aluísio Azevedo, primeiro escritor profissional do Brasil a receber remuneração para compor sua obras, nos conta em terceira pessoa, a história de Amâncio. O jovem maranhense, vai a Corte (o Rio de Janeiro) estudar. Na viagem, leva na bagagem os conflitos de uma vida inteira e as esperanças de uma vida melhor em meio a liberdade agora conquistada.
Contudo, para alcançar a liberdade é preciso se estabelecer minimamente na capital do país. Para tanto, é preciso residir por algum tempo em casa de um amigo de seu pai. Esse momento revela a dualidade de uma personalidade que se manteve reprimida por um longo tempo e que agora tem a oportunidade de desabrochar.
Os primeiros dias revelam um jovem cuja mascara de estudioso revela ao leitor o boêmio que nutre o gosto pelas conquistas e aventuras amorosas, ardendo de desejo por todas, inclusive sua protetora em terras cariocas. Mas o destino o leva ao reencontro com um amigo de infância, que também está a cursar o ensino superior na capital do país.
Desse reencontro, também participa João Coqueiro, que por baixo de sua máscara de bom rapaz esconde uma personalidade extremamente ambiciosa e perversa, capaz de um plano mirabolante de sedução, através de sua irmã, que é usada como isca para atrair (e extrair) as riquezas de Amâncio. Coqueiro o convence a habitar uma casa de pensão, onde boa parte da trama se desenvolve.
Numa história envolvente de tramas que ultrapassam os limites da imaginação do leitor a respeito da história, o livro detalha como era a cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX e mostra aspectos contidos na personalidade dos homens que ultrapassam os tempos. Apesar de sua linguagem tão diferente daquela que usamos cotidianamente e que a primeira vista parece tão difícil, ao deslanchar na leitura, torna-se um detalhe se tratar de uma obra secular e cada página ou capitulo se apresentam com incríveis novidades. Ao melhor estilo das séries televisivas contemporâneas, o livro prende a atenção e nos transporta a um lugar bem longe no tempo e ao mesmo tempo tão atual, com sentimentos tão semelhantes aos do século XXI.
Uma leitura indispensável aos apreciadores de uma boa leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário