domingo, 11 de abril de 2010

Cidadania em foco: o que é greve, sindicato e pelego?












O mês de março de 2010, foi um mês atípico. Ao invés de aulas de História, os alunos tiveram aulas de cidadania, ao acompanhar de perto a greve de muitos professores da E.E. Charles de Gaulle. Sendo assim, a volta à rotina não poderia ser diferente. Os dias parados devem ser discutidos e refletidos, para que os alunos entendam como se desenrola um processo grevista e entendam expressões que foram destacadas ao longo de todo esse período.

A greve é o exercício da cidadania de todo trabalhador. A constituição brasileira, assegura esse direito a seus cidadãos. Para assegurar uma profunda reflexão a esse respeito foi pedido que os alunos se reunissem em grupo para pesquisar os temas relativos à greve (greve, sindicato e pelego) e elaborar cartazes, como forma de conscientizar seus colegas de outras séries e períodos.

O resultado foi muito gratificante, pois em todas as salas, o corpo discente se envolveu a fim de fazer o melhor cartaz. Cumprida a primeira etapa do trabalho, veio o momento de expor as atividades no pátio, para que todos se conscientizassem a respeito do significado do movimento grevista. Os cartazes, fizeram muito sucesso e foram lidos por toda a comunidade escolar. Sendo assim, é cuprida a função social da greve que é também a de chamar a atenção da sociedade para a situação desconfortável pela qual passam os trabalhadores.

O meu sincero agradecimento a todos os envolvidos nessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário