segunda-feira, 10 de maio de 2010

Esquerda, direita e centro. Por que os partidos políticos são classificados assim?


Em ano eleitoral, nada melhor que orientar o corpo discente para que este perceba como se dá o jogo político. Para tanto, foram dadas aulas sobre a Revolução Francesa (novamente), sob o viés da política atual, para que os mesmo percebecem que ela não apenas inaugura a História Contemporânea, como também, é através dos ideais dela que o mundo conduz sua política, na maioria dos países.

Num primeiro momento, foi abordado o funcionamento do poder, que hoje, geralmente se divide da seguinte maneira, tomando como exemplo, o Brasil:


República Federativa do Brasil:


Poder Executivo - quem executa as leis: Presidente da República / Governador do Estado / Prefeito.

Poder Legislativo - quem elabora as leis: Senadores / deputados federais / deputados estaduais / Vereadores.

Poder Judiciário - quem cumpre as leis: Ministros/ Desembargadores / Juízes.


A próxima etapa, foi dedicada a reflexão em torno dos partidos políticos, que desde o final da ditadura, vem se multiplicando dia a dia. Que critérios são usados para definí-los? Critérios baseados nas reuniões da Convenção Nacional da Revolução Francesa. Os jacobinos, que ocupavam a parte esquerda do recinto e tinham ideais mais radicais ficaram conhecidos como esquerdistas.


"Os girondinos e os partidos de direita atuais (PSDB / DEM), são similares no tradicionalismo, não aceitando mudanças no modo de governar. Os girondinos eram formados pela grande burguesia mercantil, que tentava deter as radicalizações feitas pelo povo, procurando assim fazer acordo com o rei para o seu beneficio e bem estar. Podemos comparar isso à maneira de governar do PSDB e seus aliados, que mantém um governo movido em benefício próprio, tendo suas obras voltadas para a visibilidade de massa, sem no entanto, levar em conta o que o povo realmente precisa. O pântano, era o partido de centro, como o PV, hoje em dia, que apoia o que lhe é conveniente. E por fim, os jacobinos, são a esquerda, que ainda hoje se assemelham aos partidos de esquerda atuais (PT, PC do B, PSOL, etc.), que tem idéias revolucionárias e opiniões que apelam para mudanças pelo menos em tese."

(Nataly, Dayane e Indigleide - 3ºC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário