quarta-feira, 31 de julho de 2013

Papa Francisco e sua presença no Brasil:

Se o mês de junho foi marcado por intensa movimentação politica, o mes de julho foi marcado por frio e pela visita de um representante de Estado muito interessante politica e espiritualmente. Trata-se do papa Francisco. 
Um papa é um líder religioso (chefe da Igreja Católica) e estadista (presidindo o Estado do Vaticano, um minúsculo país localizado dentro da cidade de Roma). Esse título foi criado há muito tempo, quando Pedro apóstolo de Jesus Cristo liderou a Igreja. 
De lá pra cá, muitas águas rolaram. Houve papas santos, profanos, de atitudes duvidosas, corruptas e assim por diante. Alguns governaram por um longo tempo, outros tiveram uma breve passagem.
O fato é que com críticas ou não, os papas tem importância e relevância em diversos momentos da História ao longo de dois mil anos de Cristianismo. No século XX, com a chegada da mídia, essa relação do papado com os fiéis da Igreja Católica ficou cada vez mais próxima. 
O fato é que desde os anos 80, o papa é pop. João Paulo II ganhou notoriedade e respeito ao viajar pelo mundo pregando e se aproximando cada vez mais das pessoas. Seu sucessor, Bento XVI, em oito anos de pontificado, também se aproximou dos fiéis. 
Contudo, é o papa Francisco, atual chefe da Igreja, que tem atraído mais holofotes, seja por seu passado controverso, seja pelo ineditismo de sua chegada ao poder, concomitante à seu antecessor, que agora se tornou papa emérito. Além disso, Francisco é o primeiro a escolher tal nome, que significa em latim "Outro Cristo", o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta.
Em sua passagem pelo Brasil, o papa atraiu a juventude que participava da Jornada Mundial da Juventude (evento católico de grande importância) e a todos que puderam ver um papa mais despojado, mais informal, mais humano. 
Ao contrario de seus antecessores, Francisco não colaborou com as equipes de segurança que o acompanhava e quebrou todos os protocolos possíveis e imagináveis. Teve a sensibilidade de chegar aos mais fracos (deficientes, idosos e crianças) descendo do papamóvel (carro especialmente desenvolvido para os papas) e ficando no mesmo nível de todas as pessoas que foram ao seu encontro. Milhões de pessoas. Na praia de Copacabana, por exemplo, reuniu mais de 3 milhões em via-sacra e missa.
Francisco é a grande esperança de renovação na Igreja. É bem visto inclusive por líderes de outras religiões, como os mulçumanos. Ele trás vigor a uma Igreja que na década passada se viu envolta em escandalos sexuais ou de corrupção. A esse respeito, o papa disse que delito é diferente de pecado. Deus perdoa os pecados, mas não se esquece do delito.
Tive a oportunidade de estar presente em sua missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e a seu respeito posso afirmar que estar com Francisco é emocionante, pois sua naturalidade, seu sorriso e sua benção, ao mesmo tempo o tornam igual a todos e especial como ninguém.


Foto tirada pela autora, durante a passagem do papamóvel após a Missa em Aparecida - SP, em 24/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário