quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jonh Locke e sua visão de contrato social:



No decorrer do seculo XVII, nasce na Inglaterra, o filósofo Jonh Locke, que com seu pensamento, seria não apenas um dos percursores das idéias iluministas, como também, a base fundamental para as ideias a cerca da sociedade, para filósofos que o sucederam, cujas ideias nos envolvem mesmo em dias atuais.
Locke está ligado à corrente filosófica do empirismo, segundo a qual, o conhecimento é adquirido pela experiencia sensorial. Essa corrente se contrapõe, ao inatismo, que pregava que algumas coisas as pessoas já nasciam sabendo.
O pensamento desse filósofo é tão importante, porque ao criar a Filosofia da Mente, Jonh Locke abre espaço para um conceito muito explorado pela Psicologia: o "eu". Seu trabalho versa sobre a composição da consciência e da tabula rasa, em que ele demonstra que a mente é uma lousa em branco, que só é preenchida com as experiencias sensoriais de cada um.
Por fim, ele formula um pensamento que ajuda a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Ao formular a ideia de direito natural (família, liberdade e propriedade), ele explica que os governos foram criados justamente para garanti-los. Ao não cumprir com a garantia dos direitos naturais, o povo poderia livremente lutar contra o governo.Seu contrato social, portanto, refere-se  ao direito natural.
Jonh Locke em sua filosofia política, critica o direito divino dos reis, ao afirmar que a política é uma invenção humana, que nada tem a ver com questões espirituais, ou melhor, divinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário