sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pré-história: o início de tudo

Se pararmos pra pensar na história do mundo, facilmente perceberemos que ela nos remete a muito tempo atras. Tempos remotos onde o homem ainda não possuía suas características atuais. Ao contrario, estava em pleno processo de evolução. Esse período refere-se a aproximadamente 3.500 a.C., ou seja, mais de 5000 anos atrás, se pensarmos nas primeiras civilizações. Esse período, é chamado pelos historiadores e demais estudiosos (arqueólogos, paleontólogos e antropólogos), de pré-história. Em outras palavras, é o período que antecede a história propriamente dita. Não porque não tenha havido história, e sim, porque não se tinha registros dela, já que o homem até esse momento vivia como nômade, sem paradeiro e em prol apenas de sua sobrevivência. Nos tempos mais remotos da humanidade, o homem não tinha casa ou comida, era preciso abrigar-se em cavernas (por isso, homem das cavernas)e caçar a alimentação. A pré-história teve alguns estágios importantes, que demonstram a evolução do homem ao longo do tempo e nem todos os homens passaram necessariamente por eles. Por outro lado, mesmo nos nossos dias, há pessoas que os vivenciam. Vejamos a divisão dos principais períodos da Pré-história:

Paleolítico - Idade da Pedra Lascada:


Período que teve inicio por volta de 2,5 milhões a 10.000 a.C.. Nele, o homem vivia no nomadismo, sendo caçador e coletor de alimentos e utilizava as pedras como matéria-prima para os seus primeiros artefatos (ou instrumentos), além do uso de ossos e madeira com essa finalidade. Foi no paleolítico que o homem descobriu a agricultura, o que o libertou aos poucos da caça e da coleta. Possibilitando pouco a pouco a sua sedentarização, fixando-o nos lugares. 

Neolítico - Idade da Pedra Polida:


Período de 10.000 a.C. a 3.000 a.C. quando a agricultura ganhou de fato seu espaço e o homem passou a morar fixamente num local, passando inclusive a criar animais e desenvolver comércio, cuja economia se fazia na base de trocas, sobretudo, de sementes. Nesse momento, há a divisão sexual das tarefas. Aos homens, cabia promover a segurança, caçar e pescar (prover o lar), as mulheres, cabia plantar, colher e cuidar dos filhos.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário