segunda-feira, 9 de março de 2015

Mitologia - Dânae para entender o poder dos raios solares:

Os mitos, durante muito tempo consistiram na única explicação plausível para o homem entender o mundo e os diversos fenômenos da natureza. Eles estão presentes em diversas civilizações da Antiguidade e possuem símbolos e personagens fictícios que muitas vezes se misturavam com a realidade.
Povoaram o imaginário de muitos povos e até hoje estão presentes no cinema, na literatura, nas diversas linguagens que utilizamos no nosso cotidiano e no entretenimento. Muitos mitos foram usados até mesmo de maneira religiosa pelos povos antigos que eram politeístas, isto é, acreditavam em diversos deuses. 
Para ilustrar uma explicação mítica a cerca da fecundação da terra e o poder dos raios solares sobre a mesma, vejamos a história de Dânae:


A chuva de ouro sobre Dânae.

Dânae era filha do rei Acrísio e de Eurídice, de Argos. Um oráculo previu que o rei seria morto pelo neto, filho de sua unica filha. Para impedir a tragédia, o rei trancou a princesa numa caverna de bronze, para impedir que assim ela se envolvesse com alguém e pudesse engravidar.
Porém, Zeus se apaixonou perdidamente por Dânae. Para ter acesso a amada, ele se transformou em uma chuva de ouro, assim, pode ficar nos braços da amada por uma noite e desta forma, a engravidou. Dessa relação nasceu Perseu.
Quando o rei Acrísio soube da gravidez da filha, ficou profundamente irritado. Mandou lançar mãe e filho no Mar Hegeu, dentro de um cofre. Estes foram salvos por Dictis, que os abrigou e protegeu até que a criança crescesse. Mais tarde, já adulto, o rapaz matou o avô, vingando-se do que sofrera ao lado da mãe.

Crédito:
Adriély Baptista - 3ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário