segunda-feira, 23 de março de 2015

ESPECIAL GREVE: Charges

Desde o último dia 13 de março, os professores do Estado de S. Paulo estão de greve. É um movimento que cresce a cada dia, e que não tem a mesma visibilidade da greve de seus colegas paranaenses ou brasilienses (também ocorridas em 2015) posto que a mídia (sobretudo televisiva) não vem noticiando as multidões de professores que vem ocupando as ruas de São Paulo nas últimas sextas-feiras. 
Se por um lado a opinião pública vem se calando sobre o assunto (de suma importância para toda a sociedade), por outro, artistas talentosíssimos vem dando o seu apoio aos professores paulistas. Na postagem "O apoio de Clóvis", publicada no último sábado, fica evidente esse apoio, carinho e homenagem prestada por chargistas solidários aos mestres (com carinho). 
As charges são ilustrações que satirizam uma realidade política, normalmente usam da caricatura para se expressar e assim destacar uma situação que aos olhos do chargista merece destaque, gerando assim uma reflexão sobre o assunto. Charge é uma palavra de origem francesa e significa carga. No Brasil, as charges sempre estiveram presentes nas críticas ao governo, desde os tempos de Brasil Império, quando a imprensa da época publicava charges que criticavam o imperador D. Pedro II, por exemplo:
Vejamos algumas charges que aludem à greve dos professores:

Charge 01: Do site Brasil de fato, mostra a presença militar nas manifestações e assembleias das greves de professores.


Charge 02: Apesar de essa charge  de Latuff ter sido feita por causa da discussão em torno do Movimento Passe Livre, foi resgatada por ocasião da greve dos professores. Motivo: em 15/03, no ato contra o governo federal, as catracas do metrô foram liberadas. Em 20/03, durante a assembléia de professores não, o que gerou filas quilométricas. Dois pesos e duas medidas.


Charge 03: Nesta charge, que circula pelas redes sociais desde janeiro de 2015, o artista critica o governador Alckimin por suas medidas de contenção de despesas, que na prática levaram ao fechamento de salas e consequentemente, a superlotação das que restaram.



Charge 04: Infelizmente não foi possível identificar o autor da charge. Nela, o artista mostra o governador como manipulador de seus funcionários de alto escalão da Secretaria da Educação, na tentativa de conter o movimento grevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário