terça-feira, 21 de abril de 2015

O caçador de pipas - mensagem fundamental:

 
Hassan e Amir em O caçador de pipas - amizade e fidelidade até o fim.
 
Nos últimos anos, uma das leituras fundamentais, foi um livro que para nós brasileiros, foi intitulado O caçador de pipas, publicado em 2003. Trata-se de uma história rica em significados humanos e históricos, afinal, o homem não se separa da história e vice-versa. Tendo como pano de fundo o Afeganistão  da década de 1970, a história mostra a amizade entre dois meninos de classes sociais bem diferentes.
A amizade e a fidelidade do menino pobre pelo rico é o que mais chama a atenção, bem como a superioridade e a covardia do último, que diante de algumas situações se esconde e não se posiciona em favor do amigo. O elemento principal da história é a pipa, fundamental no país enquanto este encontrava-se livre no período após o fim da monarquia, antes da invasão soviética, onde havia concursos de pipas que íam docemente aos céus bailar e colorir com sua leveza e suavidade, mesmo nos momentos ainda incertos do país afegão.
Chama a atenção além da amizade entre Amir e Hassan, a violência velada empregada por um rapaz mais velho, que não perdia nenhuma oportunidade para humilhar Hassan, tendo chegado a violenta-lo e a fidelidade do menino por seu amigo e filho do patrão de seu pai. A omissão de Amir também é algo que gera bastante reflexão, pois diante de algumas situações, por medo ou por covardia, as pessoas se escondem dos problemas ao invés de enfrenta-los.
Para se livrar da culpa, Amir prefere se livrar do amigo e companheiro, tramando contra ele, coloca nas coisas do menino objetos pessoais, o que gera a demissão do pai do menino, que não aceita o perdão do patrão. Após a invasão da União Soviética, Amir e seu pai fogem, primeiro para o Paquistão, depois para os Estados Unidos.
A vida segue e o menino, agora um homem, tem a oportunidade de reparar seus erros juvenis. Em 1999, Amir retorna ao Afeganistão, agora devastado por uma guerra civil e dominado pelo Taleban, num cenário de devastação, ele tem a missão mais difícil de sua vida: encontrar Sohrab, filho de Hassan, seu sobrinho. O menino tornara-se prisioneiro e escravo sexual de um dos líderes do Taleban.
Terá Amir se redimido do passado e reescrito uma nova história? Isso só lendo ou conferindo o filme para saber. É uma história que nos faz ser caçadores de nós mesmos, dos nossos valores internos e da nossa própria coragem ou ousadia diante da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário