domingo, 2 de agosto de 2015

Içami Tiba - educador de educadores:


Um dos grandes educadores do Brasil na transição entre os séculos XX e XXI.

A vida e a obra de Içami Tiba deixarão na memória um incansável educador que dedicou-se a ensinar milhares de pessoas na maior e mais importante missão que existe no mundo: educar. Como educador brilhante, Içami Tiba usou todo o seu conhecimento e sabedoria para refletir com pais e professores sobre a importância de educar as crianças, ao invés de simplesmente criá-las. 
Sua formação se deu inicialmente na área da saúde, médico psiquiatra, especializou-se em Psicoterapia de Adolescentes, tendo criado um método próprio para tratá-los, a Terapia da Integração Relacional. Autor de renome, foi um dos escritores mais bem-sucedidos no Brasil. 
Sua temática levou pais, mães, professores e a sociedade em geral a refletir sobre a ação educadora capaz de formar seres humanos capazes de transformar o mundo. Para tanto, a fórmula sugerida foi bem simples: afeto, firmeza e perseverança. 
Içami Tiba ensinou multidões o valor do não, dos limites e das responsabilidades. Quem ama educa, rendeu prêmios, inúmeros convites pra palestras e um programa de televisão, mas acima de tudo, mostrou ao Brasil um de seus mais brilhantes pensadores. Foi e é um livro para todos terem na cabeceira.
Além dessa obra, muitas outras foram publicadas com o intuito de formar, gerar reflexão e auxiliar todos aqueles que possuem interesse em educar aqueles que farão a diferença no mundo: os nossos herdeiros. Içami ensinou que o maior legado que se pode deixar para a posteridade são pessoas de valores, pois munidas deles, farão o que for possível por uma vida melhor em todos os sentidos.
O educador de educadores grafou para a posteridade a maior das mensagens: quem ama (não cria), quem ama educa (dá limites e por isso ensina a ser gente). Que sua missão não se encerre com sua morte, mas que a chama deixada por ele possa ser continuamente alimentada por nós educadores (pais ou não).

Nenhum comentário:

Postar um comentário