A conjuntura é parte fundamental da História Contemporânea. A sucessão de fatos dá pistas para o entendimento do mundo em que vivemos. Através de sua análise é possível conceber uma visão a respeito da História e até mesmo criticá-la.
Para exercitar a percepção da conjuntura, alunos do terceiro ano foram incentivados a redigirem pequenos textos em que escreviam a respeito de acontecimentos marcantes de 2010, tais como:
Para exercitar a percepção da conjuntura, alunos do terceiro ano foram incentivados a redigirem pequenos textos em que escreviam a respeito de acontecimentos marcantes de 2010, tais como:
- Tragédia em Angra dos Reis - RJ.
- Terremoto no Haiti.
- Alagamentos em São Paulo.
A idéia é preparar o aluno para que ao se formar na Educação Básica, ele possa perceber a história cotidiana narrada em fatos cotidianos. Dessa maneira, ele poderá interpretá-la e utilizá-la como ferramenta para o exercício de uma cidadania consciente. Vejamos trechos dessas redações:
O ano de 2010 mau começou e já estão acontecendo várias tragédias (...) Em São Paulo, 47 dias de chuva fizeram com que ocorresse várias enchentes e prejuízos para muitas pessoas, perdendo carro, móveis, alimentos e etc. (...) O ano está apenas começando, vamos cada um fazer sua parte para preservar o meio ambiente.
(Taís Costa dos Santos - 3ºC)
Nos perguntamos o porquê dos acontecimentos, o motivo mais falado foi que o bairro (Jd. Romano) era ocupado irregularmente por pessoas, sendo que a área era de risco, mas uma coisa, a mídia, prefeitura, etc... falam que a área foi invadida, mas lá existem também obras da prefeitura, várias coisas incentivando a população, agora pensamos, se a área é invadida, porque construiram recursos para que a população usufruisse? Agora todo mundo foge.
(Rosana da Silva Godoy - 3ºA)
Um dos fatos que marcou foi o terremoto que ocorreu no Haiti, causando mortes e desmoronamento de casas. Esse terremoto ocorreu em uma madrugada onde muitas pessoas que estavam em casa vieram a morrer. (...) O desastre foi tão grande que muitas crianças perderam seus pais, devido a isso, os orfanatos ficaram superlotados, comovidos, casais de outros países decidiram ajudar e adotaram essas crianças.
(Tamires Santos - 3ºC)
(...) O próprio ser humano causou tudo isso com construções, ruas e avenidas não planejadas, o que causou um crescimento desordenado, sufocando a terra e causando desastres como em São Paulo. O crescimento foi tão desordenado que a chuva não tem escoamento nenhum e com a chegada de edifícios, ruas e cimento, muito cimento, a terra não absorve a água o que causa enchente, que invade casas, soterra e mata pessoas. (...)
(Valeska Juliane - 3ºB)
Infelizmente, o ano de 2010 começou marcado por grandes tragédias, começando pela região de Angra que na virada de 2009 para 2010, enfrentou terríveis deslizamentos, matando muitas pessoas e destruindo lindos pontos turísticos.
(Jéssica Mendes - 3ºC)
(...) Os assustadores deslizamentos em Angra dos Reis (...) Infelizmente pessoas morreram, por isso, todos estão torcendo para que isso acabe, mesmo sabendo que este é só mais um dos efeitos do aquecimento global.
(Angélica Abreu - 3ºC)
(...) Infelizmente, todos os anos, sofremos com as enchentes, principalmente nessa época, porque estamos no verão, e nessa estação chove muito, por causa do calor intenso. As áreas mais afetadas são as periferias, lugares que não tem saneamento básico e em lugares que tem rios e córregos perto, porque eles transbordam. O que mais revolta é que parece que o governo paulista não se sensibiliza pelos problemas causados pelas chuvas, porque o Estado terá 20,4% menos recurso no orçamento para combater as enchentes.
(Fabiana - 3ºC)
Devemos sempre lembrar, de nunca subestimar a força da natureza, porque um dia seremos os maiores prejudicados e com certeza saíremos perdendo.
(Leone dos Santos - 3ºC)
Destaca-se nessa atividade, a atividade de uma aluna que fez uma espécie de carta do futuro, onde ela relata a tragédia paulista do ponto de vista de quem viveu e enfrentou os problemas causados por ela:
"Eu vivia em São Paulo, quando as chuvas violentas atacaram a cidade durante 47 dias. O caos se estendeu por todos esses dias, pessoas desabrigadas, população enfurecida com problemas no transporte público, doenças geradas pela água suja e várias mortes por soterramento. E o governo? De braços cruzados (como sempre naquela época). Foi um 'detalhe' que ocorreu com o Brasil e que se estendeu por muito tempo. Declaro que tive vergonha do meu próprio país".
(Stephanie Oliveira 3ºC - New York, 20 de janeiro de 2050)
Parabéns pela iniciativa por perceberem a história cotidiana e também por interpretarem muito bem os fatos geográficos relacionando com a interferência do homem no meio ambiente. Um abraço do professor odilon(EE Marcelo Tulman EE Caetano Zamitti)
ResponderExcluirParabéns, professora Luana, pela iniciativa em fazer a diferença na vida dos nossos meninos...Com você sempre estamos aprendendo algo novo!
ResponderExcluirMuito obrigada pelos comentários. Educar é isso: tirar leite de pedra. Mesmo com a falta de recursos, eu acredito ser possível fazer a diferença.
ResponderExcluir*-----* Minha atividade ta no post xD
ResponderExcluirnossa achei muito interessante a parte destacada da atividade da Steph... muito criativo =D
Prof, valeu pela iniciativa do blog, é incrivel saber que tem gente que da valor pro que a gente se esforça pra fazer =)vou estar sempre por aqui xD
bejokão adoro vc <3
Fico feliz que vc tenha gostado e tenha se sentido valorizada. A idéia é essa. Beijos.
ResponderExcluirMinha atividade está aqui rsrs, parabéns Profº Luana, você é um grande exemplo de cidadã, corre atrás dos seus direitos e faz com que nós alunos, percebemos o quanto é grave tudo que ocorre no mundo, e agora que vamos votar, temos que realmente ver quem vai nos representar, quem vai conceber nossos direitos, cabe a todos nós a responsabilidade, de que se o Brasil não melhorar a culpa é nossa, o voto foi nosso.
ResponderExcluirObrigada
Ah eskeci Bjão Rosana rsrs
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