Quando se fala em Revolução Industrial, para muitos pode dar a impressão de que antes não havia produção. Claro que se produzia, mas a partir dela, passou-se a produzir muito mais. Além disso, os lucros que antes não eram consideráveis, passaram a ser astronômicos em muitos casos. A produção passou da manufatura para a maquinofatura.
A Revolução Industrial é um acontecimento que se deu na Inglaterra do século XVIII e que impulsionou não apenas a economia, mas a politica, mudou a cultura e a sociedade.
O principal simbolo dessa mudança é a máquina a vapor, que possibilitou a dinamização da produção, bem como facilitou o transporte, que não apenas servia para produtos e sim para passageiros e com esses, ideias e conhecimentos.
Após a Revolução Industrial, houve um grande desenvolvimento e progresso. Todas as áreas da vida das pessoas foi afetada. O homem tornou-se de fato trabalhador, com todas as obrigações que isso implica.
Contudo, essas mudanças não foram de todo para a melhoria da vida do homem. Com o advento das máquinas, vieram problemas como as jornadas de trabalho extenuantes, a poluição do ar e a exploração do homem pelo homem, como nunca antes havia sido registrada na História da Humanidade.
Esse processo, teve dois momentos principais, como é possível visualizar na imagem abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário