domingo, 11 de abril de 2010

As invenções da humanidade:



O ato de inventar produziu no mundo toda a riqueza material que chamamos de cultura. Muitos objetos serviram para que o homem se adaptasse à realidade com mais conforto e segurança. A inventividade humana é capaz de criar facilitadores reais e banais, para transformar sua relação com o cotidiano.

De maneira geral, tudo o que utilizamos, foi fruto da criação de alguém. Sendo assim, alunos primeiro anistas foram instigados a discutir em grupo essa questão: "Quem inventa não pode ter medo de errar". Vejamos algumas dessas conclusões:

"Quando ele (o homem) inventa, é para uma melhora do mundo. O inventor tem que ter confiança em si mesmo. Se ele ficar com medo de errar, nunca vai conseguir vencer na vida".

(Diogo Pereira da Mata / Edelson Andrade Oliveira - 1ºG)

A frase diz o seguinte: "Quem inventa não pode ter medo de errar", pois eu e a minha equipe concordamos com isso porque se nós tivermos medo de errar, não conseguiremos fazer o invento, ou então nem iniciarmos.

(Bruno Sampaio / Felipe / Paulo / Vinicius - 1ºG)

A atividade ainda propôs que os alunos destacassem quais as invenções mais significativas ao longo da História da Humanidade. Para tanto, pedia-se a enumeração de cinco grandes invenções. Eis as mais interessantes:

1 - Meios de Transporte: uma invenção maravilhosa porque serve para se deslocar de um local para o outro sem muito esforço das pessoas e também facilita muito para pessoas com deficiência física.

2 - Computador: Serve para a gente se informar sobre o que acontece no mundo e para comunicar-se facilmente com uma pessoa muito distante de você.

3 - Telefone: é impressionante, porque dá para se comunicar com outra pessoa distante de você.

4 - Roda: é muito importante para colocar em ação carros, aviões, ônibus.

5 - Agricultura: é muito importante para a cultura alimentar.

2 comentários:

  1. Na verdade, quando a gente inventa alguma coisa, é porque queremos um modo mais rápido e mais fácil de conseguir determinado objetivo.

    A PREGUIÇA é muito importante nesse processo.

    O homem não queria empurrar as coisas e criou a roda. E assim sucessivamente. Leia isso aqui, você vai gostar. Abraço.

    http://anonimofamoso.blogspot.com/2009/04/preguica.html

    ResponderExcluir
  2. Considero muito pertinente a sua colocação.
    É isso mesmo, o homem inventa, cria, faz as coisas para o seu próprio conforto. Eu não classificaria como preguiça e sim, como comodidade essa força que impulsiona o homem a realizar.
    Muito obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir