terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é ser atriz, por Narjara Turetta:

Narjara Turetta conta como é ser atriz.

Muitos alunos em fase pré-vestibular, estão na dúvida sobre qual carreira seguir. Muitos sonham com o mundo das artes. Pensando nisso, enviei um questionário para a atriz Narjara Turetta, que gentilmente respondeu a todas as questões. A atriz tem uma carreira consolidada através de papéis de destaque. Atualmente, ela vive no Rio de Janeiro. Nos anos 80, emocionou a todos ao interpretar a filha da Regina Duarte em Malu Mulher. Em uma de suas mais recentes aparições, ela trabalhou ao lado de Sônia Braga, em Páginas da Vida, novela de Manoel Carlos, exibida na Globo em 2006. Vejamos o que ela tem a dizer para quem pensa em ser atriz:

Luana Ensina - O que a levou a escolher a profissão de atriz? Quando isso aconteceu?

Narjara Turetta - Com 2 anos eu queria ser cantora. Mas eu via as crianças na tv e pedia para minha mãe me levar lá! Com 3 anos e meio fiz meu primeiro comercial e aos 4 anos e meio fiz um programa da TV Record chamado "A Grande Ginkana" (1971) onde eu entrava para dizer monólogos e apresentar os palhaços Arrelia e Pimentinha, tudo isso em São Paulo, onde nasci.

Luana Ensina - Quais as experiências mais marcantes ao longo da sua carreira?

Narjara Turetta - Os testes que fiz foram marcantes. O primeiro, aos 4 anos, para novela "Pingo de Gente" e que não passei por ser muito pequena! Me frustrou demais, saí chorando! Queria MUITO! Depois, os testes para minha primeira novela na Tupi, "Papai Coração" e para "Malu Mulher", ambas eu fiz! E a oportunidade de ainda criança atuar com Regina Duarte, Paulo Goulart, Marília Pera, Gianfrancesco Guarnieri, Dina Sfat e tantos outros!

Luana Ensina - O que é preciso estudar para ser atriz/ator?

Narjara Turetta - Fazer uma faculdade de artes cênicas é fundamental. E depois disso, SEMPRE LER!! LER MUITO! O ator PRECISA ser muito bem informado, sempre! Ele precisa de bagagem para montar seus personagens e para dar entrevistas sem falar bobagens! Eu não fiz faculdade porque na minha época a profissão nem era reconhecida e eu comecei criança. Mas gostaria de ter me aprofundado!

Luana Ensina - Como é exercer um ofício artístico no Brasil? Há dificudades? Quais?

Narjara Turetta - Díficil como em qualquer lugar. As dificuldades são se manter na profissão e se fazer lembrado.

Luana Ensina - As artes dramáticas são uma importante contribuição para a Educação. O que você pensa a respeito disso.

Narjara Turetta - Penso que são importantes, sim. Ir ao teatro, ao cinema sempre!

Luana Ensina - Onde você desempenha sua atividade? Teatro, tv ou cinema? De qual você gosta mais?

Narjara Turetta - Geralmente mais na TV. Não fiz cinema ainda e teatro fiz pouco! AMO TV!

Luana Ensina - Que dica você daria a um pré-vestibulando que pensa em seguir a sua profissão?

Narjara Turetta - Ir MUITO ao cinema e ao teatro e ler peças para ver se REALMENTE é isso que deseja!

Luana Ensina -Deixe uma mensagem aos alunos da Profª Luana na E.E. Charles de Gaulle em São Paulo.

Narjara Turetta - Escolham bem aquilo que desejam seguir como profissão e o mais importante AMEM aquilo que vão fazer! Façam SEMPRE com amor! É MUITO bom fazer o que se gosta e AINDA receber para isso! Beijos! E LEIAM MUITO! SEMPRE!
Sinto-me honrada com o carinho dessa profissional que tem muita bagagem e talento e mesmo em meio aos seus afazeres, se dispôs a compartilhar com os alunos um pouco de sua experiência. Em meu nome e em nome dos alunos da E.E. Charles de Gaulle, muito obrigada. Quem quiser conhecer melhor o trabalho da atriz, pode começar pelo twitter:

2 comentários:

  1. Que bacana essa entrevista! Gosto muito da Narjara! Espero vê-la em breve de volta a TV, da maneira como ela merece!
    Tudo de bom pra ela é o que eu desejo... SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa entrevista!Ela ainda mesmo sem eu perguntar ela já me respondeu muitas coisas!
    Me sinto até aliviada,com tudo que ela disse,e agora eu sei que, o que eu quero ser eu vou ser, o meu sonho é ser(ATRIZ)!´H´´a,sem se esquecer que o meu nome é Luciana!

    ResponderExcluir