sábado, 8 de maio de 2010

Profissão Jornalismo por Eloy Nunes:

Eloy Nunes, jornalista que revela como é sua profissão.

O terceiro ano do Ensino Médio é a fase de uma das escolhas mais díficeis para o jovem. Ele deve decidir que profissão seguir, entre as milhares de opções disponíveis em faculdades, centros universitários e universidades. Um curso universitário, implica não apenas na formação formal do jovem, muito mais que isso, representa a carreira que irá sustentá-lo e com a qual ele ira colaborar com a sociedade. As profissões, muito mais que escolhas individuais, possuem uma função social. Por isso elas tem relevância na vida de todos.
Dentre as muitas profissões existentes, há o jornalismo, que consiste em produzir informações para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento e ao que acontece, seja no entretenimento, na economia, nos esportes, na política ou em outras áreas. Para conhecer melhor essa profissão, enviei um questionário pelo Twitter, ao jornalista Eloy Nunes, que gentilmente aceitou respondê-lo. Através das respostas dele, é possível desvendar um pouco desse universo. Vejamos o que ele respondeu:

Luana Ensina - O que te levou a optar pelo Jornalismo? Você teve dúvidas ao prestar o vestibular?

Eloy Nunes - De criança, ao vestibular, pensei em fazer várias coisas, mas já nas minhas brincadeiras fui revelando talento para a mídia. Brincava de fazer rádio, fazia o jornalzinho do prédio, da familia, me jogava no chão fingindo estar morto para assustar a empregada (risos) Bons tempos... Daí, o jornalismo foi o caminho sem volta e o teatro, sempre por perto, espreitando. Cheguei a ser pressionado a fazer Direito. Porém, meu talento venceu a barreira da família. Tive de provar muitas coisas até pouco tempo, aliás, de que estaria no rumo certo. E olha que em casa tenho pai que foi cantor de rádio, tia poetisa, tia artista multifacetada, primo pintor... mesmo assim foi difícil!

Luana Ensina - Como é o cotidiano profissional de um jornalista?

Eloy Nunes - Tem de estar alerta, ler muito e ter raciocínio dinâmico. Sempre buscar, saber as novidades, manter contatos, ampliar percepções e divulgar tudo isso. Infelizmente, é um mercado que tem pago muito pouco aos profissionais e exigido sempre muito. Claro, existem as celebridades que acabam ganhando cem vezes o que é pago ao baixo clero; mas é assim em qualquer função, e o dom não consegue se calar.

Luana Ensina - Cite os momentos mais significativos de sua carreira.

Eloy Nunes - Sou um dos currículos mais absurdos do país. Fiz de um tudo e não exagero. Vou citar algumas coisas: fui repórter da TV Globo, no Rio de Janeiro, das rádios CBN e Globo AM; apresentador do programa de auditório Surpresa e Meia na TV Bandeirantes, em 2000, ao vivo, em rede nacional; o mesmo aconteceu no no SBT, ano passado, no Olha Você, aonde em 1995, fui repórter freelancer do extinto Aqui Agora. Além disso, apresentei programas na Band News, informeciais, campanhas publicitárias como o Jornal Carrefour e estou no Grupo MixTV, há cinco anos apresentando varejo. Antes, fiz o AutoShop, na TV Gazeta. Sou de Belém do Pará e, até 1994, quando me mudei pra São Paulo, ao me formar em Jornalismo, fui apresentador da TV Globo e TV Manchete, trabalhei em quatro rádios por lá, fui colunista social, etc. Para provar a diversidade que me caracteriza, fui redator da Revista Contigo!, cantei em banda de pop rock, fui backing vocal do Edson Cordeiro, apresentei campanhas publicitárias, fiz peças de teatro, etc. Ampliei meus talentos e fui descobrindo outros caminhos, muitos, aliás. Considero-me muito mais preparado hoje, justamente por ter agido assim. A gente não sabe o que o futuro nos reserva, e digo o mesmo pra mim agora. O que virá?! Não sei responder e nem quero. O gostinho do suspense faz tudo se tornar bem melhor!

Luana Ensina - Que dificuldades já se apresentaram no seu cotidiano profissional? Foi possível aprender com elas?

Eloy Nunes - A gente sempre aprende com as dificuldades ou desiste. Eu não evitei muitas delas e desafiei a mim mesmo. Cresci. Sou melhor justamente por isso. Porém, já quase enlouqueci! (risos) Acho que ainda não foi dessa vez! Fico muito chateado com gente falsa que faz questão de prejudicar e dificultar tudo. Também me frustra projetos que se encerram como o Olha Você, ano passado, no SBT. Tudo o que você sonha de uma hora para a outra vai para o chão. Isso não se faz com um cachorro, que dirá com profissionais sérios. Respeito o senhor Silvio Santos, mas ali ele me perdeu, pois feriu os meus ideais. Isso já aconteceu antes, claro, em outras emissoras, com outras pessoas envolvidas, mas cito o Olha Você por ser recente e ainda estar falando dentro de mim. Mas um dia eu perdoo. Logo, logo, até porque um coração vivo vive melhor.

Luana Ensina - Além de jornalista, você desenvolve outras atividades. Quais são?

Eloy Nunes - Sou autor de teatro e publicidade na TV, fiz pouca novela, mas já fiz, no SBT e . Fui locutor de rádio, redator, escrevo contos no meu blog, já cantei profissionalmentquase na Globo (risos). Fui locutor de rádio, redator, escrevo contos, mantenho um blog de contos, já cantei profissionalmente e muito mais... Não impeço a vida de me surpreender. Estou sempre aberto e anseio por novidades. Acho que vivo melhor assim. Sou imprevisível até para mim mesmo.

Luana Ensina - Que conselhos você daria a um jovem em fase de pré-vestibular?

Eloy Nunes - Viva sua energia. Tente descobrí-la. Daí virão a coragem, o rumo, o talento, o brilho... Ninguém é você. Só você é você e só vôcê sabe ser você. Faça o melhor por você. Fazendo tudo isso, todos perceberão que você é feliz, e consequentemente, fará feliz a todos. Quer objetivo melhor na vida do que ser feliz? Então seja muito feliz e pronto. Ponto. Boa sorte na sua existência, ela não é simples para ninguém, mas pode ser sábia, instigante, animada... Vá viver, rapaz! Vá viver, moça! : )

Agradeço enormemente a esse profissional talentosíssimo que aceitou partilhar um pouco de si. Que as palavras de Eloy Nunes inspirem a todos os alunos que estão em busca de sua felicidade profissional. Para quem quiser ler seus contos, basta acessar :

http://eloynunes.zip.net/

3 comentários:

  1. Gostei da parte em que ele diz: "Ninguém é você. Só você é você e só você sabe ser você. Faça o melhor por você. Fazendo tudo isso, todos perceberão que você é feliz, e consequentemente, fará feliz a todos. Quer objetivo melhor na vida do que ser feliz? Então seja muito feliz e pronto. Ponto."
    Soou tanto como um conselho quanto como um incentivo...

    ResponderExcluir
  2. Bom o trajeto de vida de Eloy Nunes é muito interessante. Lutou para conquistar seus objetivos e conseguiu mesmo já tendo uma carreira não se limita a ela,pois busca sempre novos horizontes. E realmente é uma grande inspiração aos jovens que futuramente ou já estão para prestar a um vestibular a decidirem suas futuras carreiras.

    ResponderExcluir
  3. A entrevista está de alta qualidade, parabéns!

    ResponderExcluir