sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bossa Nova: o mínimo que se tornou o máximo


O ano era 1958, a cidade era uma das mais lindas do país, ou seja, o Rio de Janeiro. Entre paisagens, mar, céu azul, moças bonitas, surge um novo movimento musical, que revolucionou o final da década de 50 do século XX e impulsionou até mesmo outros movimentos. 
A bossa nova, muito mais que uma nova música, continha um elemento a mais: o minimalismo. Ao invés de grandes orquestras e grandes apresentações musicais, propunha tocar a alma das pessoas, com apenas um banquinho e um violão. 
Consistiu num projeto ousado, amplamente estudado pelo maestro Antonio Carlos Jobim, o Tom, que em seus estudos, viu a possibilidade de fazer o samba de um jeito completamente diferente. Apesar de a música Chega de Saudade marcar de fato a explosão e a inauguração desse novo estilo, quando gravada por João Gilberto, a bossa nova já se fazia presente antes, com a gravação de Desafinado, uma música que ilustra bem a ideia de Tom Jobim: 

Se você insiste em classificar
Meus comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural

O fato, é que a voz pequena de João Gilberto ao cantar Chega de Saudade, fez explodir pelo país o encantamento por aquela nova música, que no seu mínimo, era o máximo. Símbolo de um país que estava tentando progredir, muito rapidamente, seja pela construção de Brasília, seja pela abertura das rodovias, até o presidente, Juscelino Kubstchek, ganhou o sugestivo apelido de presidente bossa nova.
Essa referência, além de simpática, também se encaixava perfeitamente, posto que um antigo diplomata brasileiro (além de poeta, boêmio, apaixonado por mulheres e cheio de casamentos) Vinicius de Moraes, também fazia parte das primeiras composições da bossa nova. Amigo pessoal do maestro, o poeta compôs musicas que se tornariam clássicas, não apenas nesse movimento, mas na própria história da MPB, quem não se encanta quando ouve Garota de Ipanema, por exemplo?

Tom e Vinicius - percursores da Bossa Nova.
A bossa nova inspirou músicos, cantores e compositores, mesmo quem mais tarde não teria identificação alguma com esse estilo musical, relatou seu encanto pela música, a partir dele. Caetano Veloso e Gilberto Gil, por exemplo, foram despertados para a carreira musical ao ouvir João Gilberto cantar, a quilômetros de distancia, na Bahia, conforme Caetano mesmo relatou em seu livro Verdade Tropical. Além deles, Maria Bethânia e Gal Costa também se encantaram. E não só eles, até Tim Maia quis ser bossa novista, mas com seu vozeirão, acabou indo para uma carreira mais dançante. Roberto Carlos é outro cantor que também quis fazer o som pequenininho. 
Há 5 anos, a Bossa Nova completou seu cinquentenário e na ocasião, foi celebrada com uma serie de eventos e homenagens. Contudo, a medida que o tempo passa, essa música tem se mostrado muito mais encantadora, do que velha senhora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário