quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Considerações a respeito do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil:


Hoje escrevo para registrar minhas impressões a cerca da leitura do livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, do jornalista Leandro Narloch. Nele, o autor trata de assuntos polêmicos da História e da historiografia brasileiras, citando fontes inclusive. Contudo, vale ressaltar que trata-se de um livro de História sem ser historiografia.
Como um romance, é delicioso de ler. Faz pensar, provoca o leitor a querer pesquisar os temas e o melhor: a repensar a maneira como ensina História na escola. Produz um mergulho de quem lê no tempo em que os temas aconteceram.
Desperta-nos a entender os períodos históricos com base no tempo em que as histórias ocorreram e não com os julgamentos (e pré-julgamentos da contemporaneidade). De fato, a que se analisar os acontecimentos, com base em documentos que nos deem pistas que nos levem a uma compreensão embasada, cônscios de que a verdade deve ser perseguida e dificilmente encontrada em sua totalidade.
Na leitura, fica claro que o autor tem uma visão nada esquerdista da História (o que para muitos pode ser quase um crime, posto que aqui a influencia marxista predomina), mas isso não é um defeito da obra e sim um estimulo a mais, pois torna mais interessante o debate. Confrontar as idéias também desenvolve grandemente quem se propõe a estudar um tema.
Por fim, recomendo a leitura para que possam repensar temas polêmicos como a questão indígena, a escravidão e o segundo reinado, por exemplo. A partir dessa leitura, é importante repensar e porque não voltar a se interessar por determinados temas? E isso o autor nos instiga a fazer grandemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário