quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bonequinhos Históricos: Tiradentes


Tiradentes - o herói da Inconfidência Mineira

Essa figura emblemática da História do Brasil refere-se ao dentista mais famoso de todos. Joaquim José da Silva Xavier, além de arrancar dentes, foi minerador, tropeiro, comerciante e ativista político. Figura importante dos tempos coloniais. Atribuí-se a ele e a seus companheiros uma conspiração contra o governo metropolitano - a Inconfidência Mineira. Esse movimento visava libertar-se do domínio português e possivelmente tornar-se um país independente.
Sabendo das intenções dos inconfidentes, os portugueses sufocaram o movimento, condenando Tiradentes e seus amigos à morte. Segundo alguns historiadores, o fato gerou bastante comoção à época.
Posteriormente, o episódio foi relembrado pelos republicanos que aproximaram sua história aos ideias republicanos e transformaram-no em herói nacional. A ele é dedicado o feriado de 21 de abril e em sua homenagem a antiga cidade de Vila de São José do Rio das Mortes (no circuito das cidades históricas mineiras). 
Tiradentes é ainda patrono da Polícia Militar de diversos estados brasileiros e tem seu nome escrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 1992. Sua figura de mártir é sempre representada como Jesus Cristo (barbudo e cabeludo) e com a corda no pescoço em alusão ao tipo de pena de morte que recebeu, ou seja, por enforcamento.

Crédito: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário