segunda-feira, 8 de junho de 2015

Se os mapas falassem... o que diriam da Primeira Guerra Mundial?

Para a realização dessa atividade, foi proposto a alunos do 9º ano que refletissem sobre a Primeira Guerra Mundial. A proposta era que realizassem uma HQ que demonstrasse como se deu o conflito. Assim, alunos de dois grupos prepararam uma História em Quadrinhos protagonizada por dois países que se enfrentaram antagonicamente no conflito: França e Alemanha.
A França, da Tríplice Entente, lutava ao lado do Reino Unido e do Império Russo; a Alemanha (ainda Prússia, ou Império Alemão), da Tríplice Aliança, lutava ao lado de Itália e Império Austro-Húngaro. Os mapas refletem bem os momentos mais importantes desse conflito que mudou completamente os rumos políticos no inicio do século XX.
O resultado da atividade é um material bastante interessante, por constituir uma instrução didática a cerca de um dos maiores conflitos de todos os tempos, como pode ser conferido a seguir:


1. Neste mapa, há um diálogo entre a Áustria e a Prússia (Alemanha). Há uma reclamação em torno da morte do Arquiduque Francisco Ferdinando, morte atribuída à Sérvia. A Alemanha se prontifica a ajudar. Contudo, a França entra no conflito e fica ao lado da Sérvia. Ocorrem algumas provocações e a França vai pra cima da sua rival Prússia (Alemanha). 


2. O segundo mapa animado, é bem semelhante ao primeiro mas mostra uma Alemanha (Prússia) mais provocadora em relação à França.

Créditos:
1.Andreza Lauany, AtirsonBruno, Diego, Laís, Maria Eduarda e Millena.
2. Beatriz Menezes, Beatriz PortellaIsabelle, Letícia Frota, Letícia Monique, Rayane e Willian.
9º A - 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário