Confúcio foi um filósofo chinês que viveu no século IV a.C.
O objetivo dessa atividade, foi levar os jovens estudantes a refletirem sobre a prática do bem na construção de uma sociedade mais justa e harmônica. Para Confúcio, filosofo chinês da Antiguidade, que viveu no século IV a.C. - no período das primaveras e outonos - os pequenos gestos de bondade poderiam construir um mundo melhor. Inspirados nesses preceitos, surgiram doutrinas religiosas e até mesmo técnicas arquitetônicas. Encontra-se abaixo a resolução dos alunos primeiro anistas frente a esse desafio:
1 - Confúcio elaborou a "filosofia do amor", na qual a sociedade só poderia ser melhor através da prática do bem. O que vocês pensam a esse respeito?
"Nós pensamos que o amor provém do bem e tudo o que provém do bem é bom. Ele está correto, porque se cada um pensar em fazero bem ou talvez até não fazer o mal em momento algum, assim pode até vir a melhorar a nossa sociedade."
(Adson, Diego, Jonatas e Kesley - 1ºE)
"Realmente é é verdade. Tudo fica melhor com amor e respeito, ainda mais, em uma sociedade que está sempre em guerra, o que tem que prevalecer é o amor, porém, nós seres humanos não convivemos só de amor e de respeito. Existem as brigas, os desentendimentos, o que atrapalha esse ambiente de paz, harmonia, etc."
(Aline, Andreza, Karen e Luan - 1ºE)
"Nós pensamos que ele está certo, pois é verdade que a sociedade só poderá melhorar através da prática do bem. Nós poderíamos respeitar mais o próximo, sempre pensar nos outros, deixar o egoísmo de lado." (Gustavo, Lucas Jacó, Abdon e Danilo - 1ºF)
2- Que ações vocês poderiam ter para fazer do convívio social algo melhor. Enumerem algumas dessas ações:
I - Respeitar o espaço dos outros.
II - Respeitar a opinião dos outros
III - Sermos mais tolerantes.
IV - Pensarmos em conjunto e não no bem individual.
(Amanda, Ana Carolina, Carine Castro, Fabiula e Letícia - 1ºE)
I - Ter respeito pelos outros.
II - Amar ao próximo.
III - Aceitar as diferenças.
IV - Não ter preconceito.
V - Não julgar.
VI - Ter consciência dos seus atos.
(Eduardo, Michele, Sabrina e Thais - 1ºE)
I - Respeito.
II - Amor ao próximo.
III - Disciplina.
IV - Compaixão.
V - Sinceridade.
VI - Solidariedade.
VII - Fidelidade.
VIII - Compreensão.
(Gustavo, Lucas Jacó, Abdon, Danilo - 1ºF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário