segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A Rainha - a crise que poderia ter arruinado a monarquia inglesa no século XX:


Cena do filme A Rainha de 2006, o então Primeiro- Ministro, Tony Blair cumprimenta Elizabeth II, cometendo uma gafe. 

Embora a personagem mais citada no filme seja a Princesa Diana, o filme A Rainha mostra a crise que se instalou na Inglaterra em 1997, quando o Primeiro-Ministro Tony Blair assume o poder e pouco depois, a mãe de Willian e Hary - já divorciada do Príncipe Charles - falece em um acidente em Paris. Por acreditar que a morte de Diana era um assunto privado e não assunto de Estado, a Elizabeth II toma uma série de atitudes equivocadas, mas é alertada a tempo por Blair. 
O filme mostra os supostos bastidores de uma semana tensa e humaniza sobremaneira a Família Real Britânica, mostrando a corte com sutileza e de maneira delicada, sem expor ninguém de fato. É interessante analisar também as habilidades dessa mulher forte e muito dona de si, capaz de atos até então impensados para os súditos que a admiram no mundo todo. Como conceber uma rainha dirigindo, caçando ou entendendo de veículos de tração nas quatro rodas? 
Outro destaque vai para a crise iminente na monarquia inglesa diante da recusa da rainha em tratar do luto nos primeiros dias após a tragédia e de todo o esforço de seu Primeiro-Ministro para fazê-la transmitir aos súditos uma mensagem de luto. Ao mesmo tempo, é perceptível que os valores da monarquia soam destoantes aos nossos dias e que mesmo assim, ela consegue ter uma visão de profunda lucidez sobre a política de nosso tempo. 
Enfim, é um filme que nos faz refletir sobre aspectos políticos e humanos e entender que os fatos históricos possuem não apenas inúmeros pontos de vista, mas muitas maneiras de percepção. O que para os simples mortais é apenas mais um escândalo, pode significar problemas familiares sobre os quais se tem duvidas mas não o controle de sua exposição. 
A rainha da Inglaterra é a representante da monarquia do Reino Unido que é formado pela Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte. Seu poder se estende a outros lugares como: Jamaica, Barbados, Granada, Papua Nova-Guiné, entre outros territórios americanos.O poder político da Inglaterra, especificamente, pertence ao Parlamento desde a Idade Média, quando no século XIII, se constituiu após a promulgação da Carta Magna e por determinação do Rei Eduardo I. O reinado de Elizabeth II, teve inicio em 1952, após a morte de seu pai Jorge VI. Além de rainha, ela também é responsável pela Igreja da Inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário