sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Revolução de 1930: nova fase da República no Brasil


Getúlio Vargas assume o poder na Revolução de 1930.

Os anos que sucederam à queda da bolsa de Nova York,  em 1929,  foram de muitas mudanças em todo o mundo. Se no cenário mundial,  foram capazes de levar a Segunda Guerra Mundial (sobre a qual discutiremos em breve),  no Brasil,  culminaram com a Revolução de 1930,  da qual fizeram parte alguns dos personagens que já haviam protagonizado a Revolução Tenentista em anos antes,  em 1922. 
O processo revolucionário tinha como objetivo acabar com as oligarquias do café com leite,  que se revezavam no poder presidencial,  tendo sempre um paulista ou mineiro no cargo máximo da República. O grande motivo,  evidentemente,  foi a crise mundial que se instalou no mundo após 1929. No Brasil,  isso se refletiu sobretudo entre os cafeicultores que pouco a pouco perderam o apogeu de antes.
Paulistas e mineiros romperam as relações políticas ao indicar um outro paulista,  Júlio Prestes ao governo e não um mineiro. Em responta,  o governo de Minas apoiou o gaúcho Getúlio Vargas. O processo eleitoral do inicio do ano,  deu a vitória nas  urnas ao candidato paulista,  mas em outubro de 1930,  foi dado um golpe e Getúlio Vargas assumiu o poder. Nesse momento,  o Brasil rompeu com a República Velha,  também chamada de Primeira República.
Assim como outros movimentos na história republicana,  essa revolução consistiu num golpe de Estado. A ascensão de Vargas ao poder se deu pela força e não pelo desejo popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário