domingo, 17 de agosto de 2014

Escoliose: entenda essa condição física


Beatriz Jacobsen tem escoliose e é uma pessoa muito amada e cheia de sonhos.

Muitos de nós, já se deparou na vida, na rua, na chuva... com pessoas que usam aparelhos de coluna como o usado por nossa queridíssima Beatriz Jacobsen do 2ºC da E.E. Charles de Gaulle. Ele é usado para amenizar um desvio na coluna, que pode ter formato de S ou C,  chamado de escoliose. Escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que pode ter várias causas, bem como ser mais ou menos grave. 
Normalmente, esse desvio da coluna é percebido na adolescência. Em casos menos graves, pode passar sem ser notado. Nos mais graves, requer o uso de aparelhos, como no caso da Bia Jacobsen, nestes casos, seu uso faz parte do contexto de um tratamento e tem um período para ser usado, assim como o aparelho que se usa nos dentes. Esses aparelhos são chamados de órteses e são usados por um período para tentar reposicionar a coluna. 
A escoliose não tem uma cura, mas é controlada ao longo da vida de quem a possui. No entanto, pode-se levar uma vida normal, ter amigos, namorados. Não impede que a pessoa possa casar, trabalhar, ter filhos, uma vida como a de qualquer um de nós. Pode-se amar um portador de escoliose, sem medo de ser feliz. Além da nossa Bia Jacobsen, muitas pessoas da nossa convivência tem escoliose. O Profº Willian Coutinho, por exemplo, tem escoliose e isso não o impediu de ser a pessoa maravilhosa e o grande profissional que é. Merecem o nosso respeito e o nosso incentivo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário