quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Nicolau Sevcenko - o homem além do mito:


 Triste perda para a historiografia nacional.

Infelizmente, na noite de ontem, chegou ao fim a vida de Nicolau Sevcenko, aos 61 anos. Trata-se de um dos historiadores mais importantes do nosso tempo, sobretudo, da História Cultural. Bibliografia obrigatória dos cursos de História em todo o país. Filho de família ucraniana que fugia dos bolcheviques, nasceu em solo brasileiro, na cidade de São Vicente, no litoral paulista. 
Sua carreira acadêmica, deu-se na USP, tendo inicio na década de 1970.  Seu pós-doutorado foi obtido na Universidade de Londres, em 1990. Lecionou na PUC-SP, na Unicamp e na Universidade de São Paulo até 2012. No fim da vida, lecionava na Universidade de Harvard. 
Tinha uma escrita deliciosa e uma palestra muito formal. Pessoa elegante, educada e simpaticíssima da qual a autora do blog já teve o prazer de desfrutar da doce companhia durante um curso ministrado por Sevcenko. Dentre sua vasta produção, se destacam as obras:

  • A corrida para o século XXI;
  • Orfeu extático na metrópole - São Paulo nos frementes anos 20;
  • Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República;
  • A Revolta da Vacina - mentes insanas em corpos rebeldes;
  • O Renascimento e Pindorama revisitada.


Em seus trabalhos é possível perceber o fascínio de Nicolau Sevcenko pelas principais metrópoles do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Suas aulas de História Contemporânea, por longos anos, foram as mais concorridas da FFLCH - USP. Seus alunos buscavam o brilhantismo e a simplicidade de um grande historiador, que soube ser um grande homem, sem estrelismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário