quarta-feira, 29 de maio de 2013

Estado e suas concepções teóricas:


Ao falar sobre os governos, os livros de ciências humanas em geral, dão a eles o nome de Estado. É o Estado o grande administrador da vida pública, ou seja, da vida em sociedade. Independente do tipo de governo (se republica ou monarquia, por exemplo), o que é certo é o fato de que os povos que atingem certo grau de desenvolvimento, após o sedentarismo, precisam de governos, criam um Estado. Na História, vê-se profundamente esse fato, desde a Antiguidade. As cidades-Estado, por exemplo, são mostra de que há muito o homem constrói sua vida pautada na sociedade e sua relação com os seus semelhantes. Nesse caso, o Estado é o grande mediador de muitas relações humanas.
No estudo da Sociologia, há diversas teorias a respeito do Estado, sua importância e seu surgimento. Destacarei três apenas. Para Karl Marx, o Estado surge ao mesmo tempo em que aparece a propriedade privada e os homens passam a integrar diferentes classes sociais. Além disso, na visão de Marx, o Estado tem uma estrutura juridico-política que favorece a classe burguesa.
Para Émile Durkhein, o Estado é necessario numa sociedade tão complexa quanto a nossa (pós moderna), pois alem de gerir a vida em comum, o Estado tem uma função moral importantíssima: a de possibilitar o acesso à Educação, para que as pessoas possam ter um pleno desenvolvimento.
Para Max Webber, o Estado é a relação de homens, dominando homens. Para se garantir o poder, os que pretendem dominar, alcançam o poder por três vias: legal, tradicional ou carismática.
O que é fato, é que o Estado é de suma importancia para a vida em sociedade. O que se espera dele é uma boa gestão. Aquela que garanta o pleno funcionamentos dos serviços públicos e o bem estar de todos. Quando o Estado se omite, os problemas se agravam e a situação social perde o controle.
Evidentemente, gerir um país, não é tarefa fácil. Muito pelo contrário. Contudo, o governante deve ter consciencia da imensa responsabilidade que trás consigo para dessa maneira garantir que haja condições  minimas de convivencia entre todos. Não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário