segunda-feira, 20 de maio de 2013

Um mundo dividido:


No século XX, o mundo se viu dividido duas vezes, primeiro, entre o Nazi-fascismo e o recém criado estado soviético, experiencia socialista russa surgida apos a Revolução de 1917 naquele país. Esse antagonismo foi tão forte, que gerou a Segunda Guerra Mundial, conflito que envolveu muitos países e teve consequências seríssimas, como bombas atômicas e a dizimação de milhares de pessoas.
Após o termino da Segunda Guerra, no entanto, o mundo continuou dividido, desta vez, os polos eram capitalistas, representados pelos Estados Unidos e do outro lado estavam os comunistas, representados pela União Soviética. Juntos, protagonizaram a Guerra Fria, ou seja, uma tensão que durou décadas, sem que de fato houvesse uma batalha. Pela primeira vez a humanidade se viu envolta em um conflito ideológico.


A divisão do mundo em dois polos, não envolveu somente os Estados Unidos e a União Soviética, mas, movimentou os outros países também, pois essas ideologias passaram a ser estudadas no mundo todos despertando ideias em muitos, ideias essas que geraram movimentos e justificaram a implementação de governos ditatoriais, que apoiados na difusão de equívocos a cerca do comunismo, se instalaram no poder. Esse fenômeno  por exemplo, ocorreu de maneira muito forte na América Latina, onde muitos ditadores ascenderam ao poder, justamente por prometer as elites locais o combate as ideias comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário