segunda-feira, 20 de maio de 2013

As ações falam muito de nós:

Para Max Webber, o individuo pode ser compreendido por sua ações. Elas dizem muito sobre o individuo. Ele dizia que haviam ações tradicionais (aquelas familiares, que realizamos quase como um ritual); ações afetivas (que se relacionam aos nossos sentimentos, sendo eles bons ou ruins), além é claro, das ações racionais (quando temos uma determinada convicção e a colocamos em prática). 
Essa visão é muito interessante, pois dá para analisarmos a nós mesmos e repensarmos as nossas atitudes diante dos outros e diante de nós mesmos. Muitas vezes, participamos de eventos familiares, muito mais pelo hábito, pela ocasião, do que pelo sentido da data. Assim, passamos o Natal juntos pela tradição familiar, pelos comes e bebes, porque estamos acostumados a isso, sem ao menos perceber que é a celebração do aniversário de Jesus Cristo.
Outras vezes, queremos a todo o custo realizar nossos desejos, sem nos importar se esse sentimento magoará outras pessoas ou se nos colocará em dividas ou ainda, agimos de maneira impensada pra nos vingar de determinada situação, mesmo que depois tenhamos consequências ainda piores.
Por fim, as ações racionais, estão ligadas, por exemplo, a moça que objetivando casar-se virgem, faz de tudo para manter o propósito de pureza, afastando-se de situações tentadoras. Há também quem faça de tudo pra manter-se digno e honesto, preferindo passar fome inclusive.
Em todos esses exemplos, fica claro que as ações são o ponto central da discussao e elas dizem muito a respeito de quem as pratica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário