segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ideologia: dissimulações na nossa realidade:


Muitos de nós já ouviu dizer que a verdade dói. Realmente, dependendo do teor das coisas ditas, pode doer mesmo. Imaginem se a verdade em questão tiver a ver com os interesses de uma classe dominante... neste caso, existe um recurso infalível: a ideologia. Ela mascara a realidade, dando as pessoas uma visão por vezes distorcidas das coisas.
Assim, as pessoas focam sua atenção em elementos superficiais e não refletem, muitas vezes sobre o que acontece em profundidade. Existe ideologia para todos os fins.
Gostaria de exemplificar dizendo da ideologia da felicidade, ou seja, da ideia que faz com que o senso comum acredite que só é possível ser feliz tendo um relacionamento amoroso bem sucedido. Como se só apenas formando um casal, fosse possível encontrar a felicidade. Como se a felicidade dependesse de mais alguém (além de nós mesmos) para acontecer. 
Claro que ter um relacionamento estável é maravilhoso, mas não deve ser o único objetivo ou o centro da vida de uma pessoa. A felicidade é composta de momentos que podem ser vividos por todos, inclusive as pessoas solteiras.
Essa ideologia, evidentemente, não é de interesse de empresas ou governos, mas gera infelicidade em quem se deixa levar por essa ideia e não tem uma emoção educada para sentir-se apaixonado por si mesmo. Assim, muitos se deprimem, por acharem que só de finais felizes se constrói uma história de vida, esquecendo-se da grandiosidade e dinamismo que há na mesma.
Por fim, as realidades se escondem de várias maneiras em nosso cotidiano, sob vários aspectos, em diversas áreas e campos. Cabe a nós refletirmos e decidirmos no que queremos acreditar e se determinadas mensagens que nos são transmitidas, de fato o são. Sabe aquela frase: "a quem interessar possa..." é bem por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário