quarta-feira, 22 de maio de 2013

Revolução, o que significa:


Habitualmente, nas nossas aulas de História ou de Sociologia, ouvimos a palavra revolução. Mas, o que de fato ela significa?
Para muitos, essa palavra é sinonimo de rebeldia, muito apropriada para pessoas engajadas em movimentos sociais, etc. Será que empregar a palavra de tal modo está correto?
Revoluçao é uma palavra de origem latina, que significa "ato de resolver". Ou seja, é apropriada quando empregada para resolução de problemas.
Nas Ciências Humanas, ela aparece para nomear certos eventos historicos, onde houve uma ruptura com o sistema vigente, seja ele politico, economico ou social. Nesse caso, a palavra também ganha o sentido de ruptura, porque se rompe com uma situação para ter inicio outra.
Sendo assim, a Revolução Francesa, por exemplo, recebe esse nome por se tratar de um evento que rompeu com a situação vigente do Antigo Regime, em que o clero e a nobreza eram bastante privilegiados e a monarquia reinava absoluta na França, em detrimento da pobreza do restante da populaçao.
Como se vê, é uma palavra bastante simples, que tem uma missao muito complexa: por fim a uma estrutura, para dar lugar a uma nova situação. Em outras palavras, requer coragem e disposição para mudar. Será que somos revolucionários o bastante em nossas vidas?


Na imagem, vê-se estudantes lutando contra a Ditadura de 1964. Seu ato de coragem pode ser considerado revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário