terça-feira, 5 de maio de 2015

A Filha das Flores - análise de uma literatura surpreendente:


Vanessa da Mata e sua obra literária que prende o leitor do início ao fim.

Esta belíssima história nos é contada pela também cantora Vanessa da Mata, que nessa obra mostra talento também para a literatura. Nela, se desenvolve uma trama que se inicia lembrando muito o universo de Machado de Assis nos primeiros capítulos em que se desenvolve uma história tão bem ilustrada em primeira pessoa, que fica impossível abandonar a leitura a partir daí. É um romance que tem doçuras e amarguras.
Adiante, a autora ganha estilo próprio e a trama prende o leitor por sua riqueza de detalhes capaz de conduzi-lo a um universo único do qual fica tão difícil se desvencilhar que em pouco tempo se lê a obra inteira e nem se sente o tempo passar e se deseja saber com intensidade o que vem depois.
A obra nos leva a dois lugares: o interior do Brasil com suas características tão cheias de esteriótipos e dentro de nós mesmos e a descoberta da nossa humanidade. É difícil não se reconhecer na história.
Não é uma história com rumos óbvios, não há ganhadores ou perdedores, não há bom ou mau. Todos tem suas subjetividades, ganham e perdem, são bons e são maus, assim como a vida. A protagonista é Giza, uma menina que se transforma em mulher e nos apresenta suas dificuldades, suas dúvidas e incertezas diante da vida. Vale muito a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário