terça-feira, 19 de maio de 2015

O Barão Vermelho - dimensão humana em meio a guerra:


Em O Barão Vermelho a dimensão humana do maior aviador alemão é ressaltada para mostrá-lo em combate durante a Primeira Guerra.

Essa obra cinematográfica é bastante interessante por retratar a Primeira Guerra Mundial, tendo como base os acontecimentos que envolveram o barão Manfred Von Richtofen, conhecido como o Barão Vermelho. O apelido alude ao avião comandado por Manfred em combates de guerra. Exímio aviador, ele protagonizou batalhas importantes representando uma Alemanha bastante enfraquecida num conflito marcado sobretudo pelo uso de novas tecnologias bélicas e pelo uso de trincheiras, que foram facilmente vencidas justamente pelo uso de aviões nos combates.
A importante reflexão dessa obra se dá pela diferença de tratamento dado aos combatentes: os soldados rasos, sem berço nobre, eram expostos a condições degradantes nos combates e mais ainda, para receber auxilio médico em caso de ferimentos ou mutilações. As regalias concedidas aos combatentes que vinham de condições sociais melhores fica bastante nítida em diversos momentos do filme.
Contudo, chama bastante atenção a dimensão humana de Manfred que possuía uma personalidade centrada não apenas nos interesses de guerra, mas em valores humanos como os de qualquer outra pessoa. Tido como um mito da aviação, no filme ele não é retratado como soberbo ou arrogante, mas cônscio de suas responsabilidades proporcionais ao tamanho da confiança que a Alemanha depositava nele. era considerado um às dos ases da aviação. Traduzindo o melhor de todos os pilotos de seu tempo.
Porém o desfecho dessa história não poderia ser feliz. Os alemães foram vencidos no conflito e como não poderia deixar de ser, a personagem principal do filme chega ao final do filme da maneira como certamente gostaria: morrendo em combate. Mas ao invés da tristeza, fica a sua memória e as suas realizações.
Certamente é um olhar bastante diferenciado a respeito da Primeira Guerra Mundial e da derrota sobre a Tríplice Aliança. Neste caso, se pode olhar o prisma de quem perdeu a guerra. Nada mau, afinal, todo fato tem várias versões, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário