sexta-feira, 29 de maio de 2015

A idealização do MASP por Lina Bobardi:

Na imagem é possível ver como Lina Bo Bardi concebeu o MASP: no vão livre estariam obras de arte cercadas pela natureza.

O MASP - Museu de Arte de São Paulo - é um dos melhores museus do mundo com obras fundamentais de artistas das mais diversas escolas de arte do mundo e de epocas importantes. Da Idade Antiga aos tempos atuais. Tem sua história iniciada em 1947, em outro endereço, na Rua Sete de Abril (República). Foi criado por Assis Chateubriand e Pietro Maria Bardi.
Possui um acervo de mais de 8.000 obras. De Van Gogh à Picasso. De Bellini à Renoir. De Maestro Del Bigallo à Raffael. São muitas as escolas de arte. Para todas elas, sua casa é moderna e fica no coração de São Paulo com vista privilegiada: ao fundo o Parque Trianon e suas árvores que refrescam e dão o tom de verde à selva de pedra e a frente a Avenida Nove de Julho, a ideia original era a de que pudesse ter vistas para a Serra da Cantareira, hoje na visão há prédios, contudo, ele aparece suntuoso na cidade.
O MASP não é outra coisa senão o palácio das artes na capital paulista e tem a beleza que a cidade merece, numa construção que não apenas povoa o imaginário do paulistano, mas que é surpreendente e fundamental como a cidade. Um dos cartões-postais e simbolo da metrópole.
A construção atual é uma idealização de Lina Bo Bardi que para o Vão Livre do MASP, pensou numa área aberta repleta de arte e cercada pela natureza. As pessoarias curtiriam o espaço livre em meio a obras de arte e a natureza. Antes mesmo de estar na moda o tema sustentabilidade, a artista elaborou um projeto que unia arte e natureza. O que provavelmente Lina não poderia imaginar é que ao invés de abrigar obras de arte, o local serviria no futuro como palco de reuniões, assembleias, feirinhas e encontros de todo o tipo, mas não deixa de ser o melhor e mais bonito ponto de encontro de Sâo Paulo.

Para saber mais:

  • O MASP funciona de terça a domingo das 10:00 às 18:00;
  • Estudantes, professores e aposentados pagam meia entrada.
  • Para chegar ao museu de metrô basta acessar a linha verde do Metrô e descer na Estação Triano-Masp;
  • Em frente ao museu tem um parque bastante arborizado, o Parque Trianon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário