terça-feira, 19 de maio de 2015

Voar, voar! Subir, subir! Débora: a comissária de bordo


O céu é o limite. Quantas vezes já ouvimos essa expressão? Provavelmente incontáveis. Mas será mesmo? Para pilotos e comissários de bordo, nem o céu é o limite, pois é no ar que se desenvolve o seu cotidiano profissional. Entre viagens de ida e volta aos destinos mais variados, a tripulação de bordo cuida da segurança de todos e ainda conduz a todos ao destino desejado.
Por muito tempo, as comissárias de bordo permaneceram no imaginário dos brasileiros por sua beleza, até mesmo sensualidade e por sua coragem. Com a popularização das viagens de avião, essas profissionais são valorizadas por serem prestativas, sendo reconhecidas por auxiliar na segurança de bordo. A aparência frágil, muitas vezes, esconde a coragem e uma técnica apurada que visa garantir o bem estar de todos.
Ao contrário do que muitos imaginam, essa profissão não é uma exclusividade feminina. Muitos homens são comissários de bordo e como suas colegas mulheres, exercem brilhantemente o seu papel auxiliando os passageiros nas viagens.
Na composição desse post, entrevistei brevemente Débora Zuliani, que foi comissária de bordo das principais companhias aéreas do Brasil entre o final da década de 1990 e meados da primeira década dos anos 2000. Esposa de piloto, hoje ela vive com o marido fora do Brasil e não exerce mais a profissão, mas vive envolvida nesse mundo e tem uma paixão que se expressa em cada palavra compartilhada com o Luana Ensina, como pode-se ler a seguir:

Luana Ensina - Como surgiu o desejo de ser comissária de bordo? O que é preciso estudar para se tornar uma?

Débora Zuliani - Nasci e fui criada em uma cidade que respira aviação - Itápolis, no interior do Estado de São Paulo, a 360 km de São Paulo - Lá tem uma das melhores escolas para piloto do Brasil. Meu pai era piloto aposentado. Comecei a namorar com um colega de profissão do meu pai e veio a vontade louca de viver nesse meio e de trabalhar com aviões. Sempre fui apaixonada pela aviação. Para se tornar comissária é preciso fazer um curso e ter uma altura minima, não sei qual é atualmente, corpo proporcional, vontade de lidar com o público. Ser atenta ou atento à segurança. Comissário de bordo, nada mais é que o responsável pelo bem estar e segurança dos clientes a bordo.

Luana Ensina - E o curso de comissaria de bordo? O que mais te chamou a atenção nessa formação/preparação?

Débora Zuliani - O curso é voltado principalmente para a segurança de bordo. Isso é o mais importante. Depois, vem psicologia, etiqueta e maquiagem - no caso, para as garotas.

Luana Ensina - De que maneira você define o cotidiano de uma comissária de bordo?

Débora Zuliani - Pela falta de rotina. Falta de convivência com a família, muitas vezes. Viagens. Passeios. Mas é uma vida sem regras. Sem horários.

Luana Ensina - Como é trabalhar a bordo?

Débora Zuliani - É muito bom trabalhar a bordo. É uma profissão maravilhosa. Linda. Ainda mais pra quem ama aviões e conhecer pessoas novas todos os dias.

Luana Ensina - Quais conselhos você dá a quem quer trabalhar nessa área?

Débora Zuliani - Estude línguas que este será o seu diferencial. Acostume-se que a sua vida será diferente da vida dos outros mortais e divirta-se! É muito bom voar! Foi um sonho realizado.



Débora Zuliani e seu esposo. Paixão no ar e na terra. Por amor ela resolveu ser comissária e realizou                                                                           um sonho.



 Na Disney de Hong-Kong - o casal aterriza num mundo encantado.


Como imperadores chineses. O amor à aviação proporciona uma vida sem rotinas e visitas a lugares inusitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário