terça-feira, 19 de maio de 2015

Elizabeth: a rainha virgem


 Elizabeth conta a história de uma rainha corajosa em pleno século XVI.

No filme épico e muito bem produzido, em 1998, é mostrada a ascensão de Elizabeth I ao trono da Inglaterra, depois que a rainha e irmã por parte de pai,  a rainha Maria vem a falecer vítima de um tumor maligno.. Última governante da dinastia Tudor, a nova rainha é filha de Henrique VIII e Ana Bolena, antes de chegar ao trono havia sido presa por conspiração.
Para conter as crises geradas pela chegada da nova rainha ao poder e pelo contexto social, politico e econômico caótico, os conselheiros de Elizabeth querem a todo custo induzi-la ao matrimônio com outro rei europeu (da França ou da Espanha) a fim de apaziguar a situação. Porém,  envolvida emocionalmente com Robert Dudley, ela protela o máximo que pode e toma diversas decisões respeitando os desejos do seu conselho ministerial.
No decorrer da trama,  Elizabeth percebe o meio que a cerca e os inimigos que possui - do papa ao Duque de Norfolk. Assim,  ela sente-se cada vez mais segura como pessoa e como monarca e decide que o melhor para a condução política de seu país é um casamento: com o povo e com o país. 
A decisão de Elizabeth finaliza sua dinastia,  mas dá inicio a tempos prósperos na Inglaterra. É uma super produção que mostra os bastidores do poder e de maneira muito sucinta a biografia de uma das maiores personalidades da História de todos os tempos. Uma mulher que soube vencer todos os obstáculos e ir de encontro aos interesses de seus súditos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário