quarta-feira, 10 de abril de 2013

A cultura japonesa - o mangá:

Colaboradora: Emanuela Caroline (2ºD)

Para esse post, contei com a colaboração de uma aluna do Ensino Médio. Pedi-lhes que escrevessem a cerca da cultura japonesa em toda a sua grandiosidade. A cultura japonesa, ao longo do século XX. Ao mesmo tempo em que os orientais se encantaram com o jeito de ser ocidental, nos encantamos com o jeito de ser deles. Essa paixão tem crescido década a década, a ponto de muitos jovens brasileiros sonharem com o país nipônico



Mangá - essa é uma paixão de muitos jovens, não é mesmo? Mas qual é a origem e qual o seu verdadeiro significado? 


A palavra mangá é a junção dos ideogramas  MAN (humor) e  (grafismo), sendo sua tradução literal para o português “caricatura” ou “desenho engraçado”.
Os mangás devem ser lidos de trás para frente, ou seja, a história começa na última página e os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda.
Os volumes de mangá são compostos por aproximadamente duzentas folhas. As histórias são muito detalhadas e compridas. Possuem diversos pontos de vista, e inúmeros quadrinhos, já que os autores (chamados de mangakás) aproveitam o espaço disponível para transmitir sentimentos e emoções.
Muitos mangás são impressos em papel jornal, preto e branco, pois devido ao número de páginas, tal atitude reduz os custos e os torna viável a todos os leitores.
A maioria dos personagens têm certa atitude, ou um estilo muito diferente, por esse motivo algumas pessoas têm tanta admiração por seu personagem favorito que querem copiar e às vezes até ser o próprio personagem, isso é chamado de cosplay.




Um comentário:

  1. Em relação ao custo deles, ainda assim considero um pouco alto, afinal há livros que são mais acessíveis financeiramente, dai a minha preferência por eles.

    ResponderExcluir