segunda-feira, 1 de abril de 2013

Regime e ditadura militar:


Entre 1964 e 1985, o Brasil teve no seu comando militares. Isso não é propriamente uma novidade na nossa História, posto que a República teve início com governos militares. O que há de diferente nesse período é o fato de a chegada dos militares ao poder ter se dado por meio de um golpe. Aproveitando-se da ausência do então presidente João Goulart em viagem, eles assumiram o poder.
Imediatamente, prenderam seus opositores mais importantes e começaram a perseguir intelectuais, artistas e outros políticos. Por vinte anos, governaram o país com mãos de ferro, impedindo que houvesse qualquer atitude democrática. Tudo o que não convinha ao governo era proibido ou censurado.
O Regime Militar, refere-se ao período de 1º de abril de 1964 a 13 de dezembro de 1968. Ou seja, ao período em que os militares chegaram ao poder e começaram a governar o Brasil.
A ditadura, iniciou-se com o Ato Institucional nº 5, que retirava os direitos civis dos cidadãos considerados ofensivos ao governo. Houve uma intensa perseguição política, muitas prisões e o exílio de artistas e intelectuais que não tinham sido convidados a se retirar do país em 64. Os inimigos públicos do governo foram cassados, muitos foram presos e torturados. 
Na ditadura havia uma campanha intitulada: Brasil, ame-o ou deixe-o. Quem questionava o regime político do país era obrigado a ir viver em outros lugares.Como o nome diz, tudo era imposto pelas autoridades. Até mesmo as liberdades individuais eram cerceadas. As pessoas não podiam ficar nas ruas até depois das 10 horas da noite, por exemplo.
Os militares governavam o governo federal e indicavam governadores estaduais, que podiam ser civis ou militares, mas tinham de obedecer a suas vontades. Os prefeitos das capitais também eram biônicos, ou seja, não eram eleitos pelo povo. 
O povo em geral, mantinha-se alheio ao que acontecia de fato. Quem de fato lutava contra a opressão eram estudantes, intelectuais, políticos civis e artistas. Por isso, tem esse perfil os presos e desaparecidos políticos (pessoas que morreram e jamais tiveram seus corpos encontrados).
Com a anistia que ocorreu em 1979, os presos foram libertos e os exilados puderam voltar ao país, contudo, os torturadores tiveram garantido seu direito de liberdade. Jamais pagariam pelos crimes cometidos todo esse tempo.

2 comentários:

  1. Profe *-* Que saudades de você e das suas aulas *-*
    A professora que fez eu me apaixonar pela história da Ditadura Militar, e tantos outros fatos brasileiros.
    Continua escrevendo perfeitamente bem *-*
    Depois de praticamente 3 anos de conclusão do Ensino Médio, continuo acompanhando seu blog. hihi
    saudades, beijos.
    Jéssica Mendes.

    ResponderExcluir
  2. Morro de saudades de vc tbm e da sua paixão por Johnny Deep e os filmes de animação / fantasia. Vc's eram praticamente críticas de cinema, Rsrsrsrs. Sinto-me feliz por ter plantado uma semente boa. A ditadura militar é algo que me move. Adoro estudar esse assunto, por mais que doa. Acompanhe mesmo o blog porque ele é feito para todos os alunos. Os atuais e os egressos. Saudades mil. Beijos.

    ResponderExcluir