sexta-feira, 29 de março de 2013

Significado da Sexta-Feira da Paixão:



Muitas pessoas, que não professam o catolicismo se perguntam o que significa o dia de hoje. Eis um resumo bastante conciso que tenta explicar de maneira clara a data e seu significado.
Essa data remete os católicos a uma série de episódios que tem inicio com a Última Ceia na Quinta-Feira de Lava-Pés. A Semana Santa busca refletir sobre os últimos dias da vida de Jesus que estão detalhados nos evangelhos e no livro dos Atos dos Apóstolos.
Segundo a bíblia, após ter ceado (jantado) com os seus discípulos, Jesus foi traído por Judas Iscariotes, que trouxe soldados romanos que prenderam Jesus e o levaram para que Pilatos o julgasse. O representante romano, preferiu não se intrometer nessas questões e passou o caso de Jesus para que a multidão decidisse. O povo judeu (que morava na Judéia) decidiu pela crucificação. Meio mais cruel e exemplar de castigar os delitos naquela época. Jesus foi condenado por se dizer rei dos judeus. Algo como falsidade ideológica nos dias de hoje. O que mais chama a atenção é o fato de ele ter permanecido firme em seu propósito e em nenhum momento recuar do seu castigo. 
A sexta-feira santa é o dia em que Jesus teria morrido. Antes disso, ele foi humilhado publicamente, num lugar que hoje é conhecido como Via Dolorosa, em Jerusalém, no Estado de Israel. Ele foi obrigado a carregar uma cruz pesada de madeira pelas ruas de Jerusalém. Foi espancado, torturado, colocaram nele uma coroa de espinhos, despiram-no, cuspiram-no, quando Jesus teve sede, deram-lhe fel e vinagre.
A morte de Jesus se deu na cruz às três horas da tarde, por essa razão. No dia de hoje, nesse horário, se faz uma adoração da cruz e a Igreja não celebra a missa, como sinal de profundo respeito e luto.
Sendo assim, a tradição católica pede a abstenção de carnes, o jejum, a oração e a penitência, em respeito a morte do filho de Deus, que ressucitará liturgicamente no Domingo de Páscoa, rompendo as barreiras da morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário