sábado, 16 de março de 2013

Música gera protesto:



Com algumas raras exceções, todos gostam de música. Música é uma palavra grega, que significa, a arte das musas. Consiste em dar sentido ao silêncio, produzindo sons.

De sete notas músicas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si), são produzidas infinitas possibilidades musicais. No geral, todos os povos gostam de música e para produzir sons, o homem criou os mais variados instrumento ao longo da história.
O tipo de música que um povo escuta tem a ver com o contexto histórico e o nível social de determinada sociedade. Sendo assim, pode-se analisar o nível cultural, político, social e econômico das pessoas que escutam e interagem com os sons. Desse modo, a música constitui um documento para se entender uma determinada época.
No Brasil dos anos 60, por exemplo, muitos cantores da MPB faziam músicas de protesto contra o governo ditatorial. Geraldo Vandré e Chico Buarque, por exemplo, compunham canções que íam contra o sistema e denunciavam o cotidiano de opressão que se vivia no Brasil pós 64. 
Vejamos algumas dessas letras de protesto:

Pra não dizer que não falei das flores
(Geraldo Vandré)

(...)
Há soldados armados
Amados ou nãoQuase todos perdidosDe armas na mãoNos quartéis lhes ensinamUma antiga lição:De morrer pela pátriaE viver sem razão

Vem vamos embora,
que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, 
não espera acontecer
(...)


Nessa música, os soldados citados são uma referência ao Regime Militar, que a partir de 1964 instalou-se no poder no Brasil. As Forças Armadas além de promover a segurança no país, cuidavam da vida política do país. 


Cálice
(Chico Buarque)

(...)
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

(...)

Nessa canção, Chico Buarque aludia a perseguição aos contrários ao regime que eram punidos duramente pelas autoridades. Sabe-se que muita gente foi torturada e morta pela Ditadura. Após o AI-5 (1968), Vandré fugiu do país e Chico foi exilado na Itália.
Dos anos 60 pra cá, muitos ritmos surgiram. Do pop ao rock, do pagode ao axé, do charme ao funk, do sertanejo ao brega. Existe uma infinidade de ritmos. 
Música é magia. Música é entretenimento, é festa, faz bem pra quem ouve. De qual música você gosta?

2 comentários:

  1. Apesar de não ser dos anos 60, curto MPB.
    Há muitas reflexões que foram feitas nesta época e que é tocado até hoje. Grandes letras que realmente tem conteúdo capaz de agregar na vida de que ouve.
    É muito bom uma música bem tocada ou cantada, mas, melhor quando esta é capaz de agregar algo a outro, durante o prazer de escutar determinada canção.

    ResponderExcluir
  2. A MPB não era feita para entreter. Seu objetivo maior era conscientizar, libertar os ouvintes da opressão que viviam em meio à ditadura. Para tanto, os compositores precisavam transmitir essas mensagens sem que a censura as percebesse, Eis aí a grandiosidade desse movimento.

    ResponderExcluir