terça-feira, 5 de março de 2013

Ideologia Liberal:



"O poder emana do povo." Com essa frase, os liberais justificavam sua doutrina. No liberalismo, o voto era fundamental. No parlamento estava o centro de sua politica, pois é aí que se faziam as leis e através delas, podia se estabelecer as ideias liberais.
Essa doutrina e concepção atravessaram todo o seculo XVIII e chegaram até os nossos dias. Na constituição brasileira atual, por exemplo, essa frase abre o conjunto de leis brasileiras. Isso demonstra o poder da ideologia liberal.
O poder emana do povo. Essa frase indica que é a partir dos eleitores (povo) que está a base do poder moderno. Ao contrário do absolutismo, onde somente o rei tinha o poder nas mãos. Sendo assim, desde o inicio os liberais mostraram sua diferença politica tanto na visão, quanto no método.
Outra frase importante nesse contexto é: "Laissez faire, laissez passer." (Deixai fazer, deixai passar.). Essa frase mostra que para a visão de mundo liberal era preciso deixar que a produção efetivamente acontecesse e que os produtos circulassem. Quem determinaria quais seriam os mais necessários seria o mercado.
O mercado, na visão de Adam Smith, seria a mão invisível da sociedade. Ele controlaria por si mesmo as necessidades e daria a regulação necessária.
Por fim, os liberais pregavam que com a liberdade de mercado e de atuação no mesmo, seria garantida a paz mundial. Em outras palavras, com todos preocupados com os negócios, não haveria tempo para entrar em conflitos. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário