segunda-feira, 18 de março de 2013

Os pilares da sociedade, segundo Durkhein:


Muitas pessoas se perguntam o que sustenta de fato a sociedade. Essa é uma questão bem complexa, no entanto, a grosso modo, pode-se dizer que as bases fundamentais estão na família, na escola e na justiça. Todas elas, tem um mesmo objetivo: o de educar o individuo para que ele possa viver em sociedade.
Nesse sentido, são todos educadores. Os pais, os professores e os homens da lei. De maneiras diferentes, todos devem preparar o homem para a vida em sociedade. Analisemos, pois a função de cada um:

Família - é ela que gera o individuo e quem lhe ensina a sobrevivência e os valores fundamentais como a moral. É ela quem insere o homem de fato na sociedade. Cabe aos pais zelar pela educação de seus filhos, tanto no que tange a questões biológicas, quanto no aconselhamento e na correção de erros que a criança possa ter, a fim de preparar o individuo para a vida e para o convívio com as outras pessoas.

Escola - a função do jovem é formar o individuo, dando-lhe a conhecer o letramento, a matemática, as artes, as ciências, a fim de conceder liberdade de fato, posto que de posse desse conhecimento, a pessoa pode desenvolver suas habilidades e assim trabalhar, sobreviver e se relacionar com as demais pessoas livremente. 

Justiça - é responsável pela re-educação da pessoa que infringe as leis que são os códigos de conduta da sociedade. Sempre que as pessoas tem atos que violam o bem estar das demais pessoas, são retiradas do convívio social, sendo castigadas com prisão.

A grosso modo, esse era o pensamento de Émile Durkhein, que entre outras coisas, dizia que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas. Durkhein foi um dos fundadores da sociologia. Entre outras coisas, ele criou o principio de anomia. Ou seja, na ausência ou insuficiencia de leis, a sociedade passa a enfrentar graves problemas disciplinares, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário