segunda-feira, 11 de março de 2013

Cultura híbrida:

Nos últimos séculos, após a revolução industrial, o mundo vem perdendo suas fronteiras cada vez mais, isso graças ao avanço das novas tecnologias, principalmente àquelas relacionadas aos meios de comunicação, que permitem o contato entre pessoas de continentes diferentes. Se uma notícia demorava na Antiguidade cerca de 4 anos pra atingir todo o Império Romano, nos dias atuais, ela chega em tempo real.
Sendo assim, há um processo de aculturação que leva traços culturais de uma cultura a outra. Néstor Garcia Canclini, elaborou um estudo no qual ele chama isso de hibridismo cultural. Segundo ele, se os meios de comunicação (rádio, tv, telefone e internet) transmitem e massificam a cultura, por outro lado,  eles não impedem que haja a cultura regional.
Dessa forma, somos levados a ter determinado comportamento cultural, como o uso de calça jeans, que nos anos 50 foi simbolo de rebeldia. Esse uso é ressignificado (não somos rebeldes pelo simples fato de a usarmos).
Porém, isso não impede os pernambucanos de cultivarem a sua cultura do carnaval (frevo, caboclinho, maracatu, etc). Mesmo assim, os pernambucanos usam jeans e ouvem as mesmas músicas que os jovens de Paris, Londres ou Nova Iorque, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário