segunda-feira, 1 de abril de 2013

Diretas já!



Ao contrário do que muitos pensam, esse movimento teve inicio em 1983 e não em 1984. Trata-se de uma grande mobilização nacional que ocorreu quando a sociedade começou a exigir eleições diretas para  a Presidência da República. Em outras palavras, o povo só podia escolher os parlamentares, ou melhor, o poder legislativo. O poder executivo era encabeçado pelos militares ou por pessoas por eles indicados.
Em 1983, com a Emenda Dante de Oliveira, houve a possibilidade de haver eleições diretas, mas o presidente vetou essa possibilidade, tendo consequentemente a reprovação da opinião pública.
O senador Teotônio Vilela, em entrevista ao Canal Livre da TV Bandeirantes foi o primeiro a pedir diretas já. A primeira manifestação pelas Diretas Já ocorreu em Abreu e Lima, município da região metropolitana de Recife.Essa manifestação se deu em 31 de maio de 1983. Em junho houve manifestação semelhante em Goiânia e em novembro em Curitiba. O MDB era o grande organizador desses eventos.
No final de novembro de 1983 a cidade de São Paulo também cedeu espaço para essas manifestações em frente ao estadio do Pacaembu. Os paulistas foram impulsionados pela crise econômica que se instalara no pais, que tinha altos índices de inflação. Com a recessão agravada, muitos setores da sociedade civil se uniram em torno das diretas.
Os militares, por sua vez, aumentaram a repressão e o combate aos subversivos, ou seja, aqueles que clamavam pelas diretas já. 
Em 1984, contudo, esse movimento ganhou corpo de fato. Por isso, esse ano é visto nos livros de história como o ano das Diretas Já. Em São Paulo, no aniversario da cidade (25/01), houve uma grande mobilização popular no Vale do Anhangabaú. Discursaram nesse dia, Lula, FHC, Mário Covas, Orestes Quércia e Pedro Simon.
Pouco a pouco os militares foram perdendo seu prestígio entre a populaçao e entre os proprios pares de patentes mais baixas. Por outro lado, o movimento das diretas foi conquistando a população, muitos intelectuais e artistas.
Chico Buarque, Regina Duarte, Christiane Torloni, Fafá de Belém, Gianfrancesco Guarnieri, Bete Mendes, entre outros, subiram aos palanques pedindo Diretas Já.
Pelas principais cidades do país aconteceram comícios e passeatas. O povo, os políicos civis e os artistas clamaram a uma só voz: Diretas Já!
Por ocasião das Diretas, ocorreu muita perseguição dos militares e censura na imprensa. Porém, um ano mais tarde, em 1985, Tancredo Neves foi eleito de maneira indireta. Morreu antes mesmo de assumir o cargo máximo da República, mas abriu caminho para a redemocratização ao se constituir o primeiro presidente civil em duas décadas. Seu sucessor foi seu vice, o peemedebista José Sarney.
Desse capítulo da história conclui-se que ninguém pode contra a união de fato da sociedade em torno de uma causa comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário